Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 482-1

Poster (Painel)


482-1

Motivação e estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: construção de uma medida.

Autores:
DE, J.A.1, OLIVEIRA, K.L.1, BURIOLLA,H.L.1, INACIO, A. M.1, HUSS, E. Y.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral

A literatura nacional sobre a construção de medidas de motivação para aprender e de estratégias para aprendizagem indica que não há instrumento que demonstre numa mesma medida a confiabilidade e validade desses dois constructos. Dessa forma, este estudo visou construir uma escala de motivação e estratégias para aprender e investigar suas propriedades psicométricas em alunos do ensino fundamental público. Foram participantes 572 alunos do 2° ao 9° anos do ensino fundamental de escolas pública do estado do Paraná. Uma escala de motivação e estratégias para aprender composta por 29 itens e disposta em escala likert de 3 pontos (sempre, as vezes e nunca) foi aplicada coletivamente nos participantes que assinaram juntamente com seus pais ou responsáveis consentindo na participação. Os resultados por meio da análise fatorial exploratória que indicou a existência de uma estrutura de quatro fatores na escala. O alpha de Cronbach da escala toda e das quatro subescalas, apontaram que o instrumento apresenta índices aceitáveis de consistência interna ( > 0,60) embora apresente a necessidade de aprofundamento, construção de novos itens ou reformulação daqueles já existentes.

Palavras-chave:
 motivação, estratégia, aprendizagem


Agência de fomento:
PROIC/UEL