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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 482-2

Poster (Painel)


482-2

Compreensão de leitura no ensino fundamental: explorando evidencias de validade.

Autores:
DE, J.A.1, OLIVEIRA, K.L.1, BURIOLLA,H.L.1, TRASSI, A. P.1, MATEUS, E.C.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral

Um método que vem sendo utilizado para levantar a compreensão em leitura de estudantes do ensino fundamental é a técnica de Cloze, criada por Taylor em 1953, esta serve para mensurar a compreensão em leitura nos diferentes níveis de educação formal. A técnica se baseia na omissão sistemática de todos os 5º s vocábulos do texto, no local da omissão se coloca um traço de tamanho proporcional a palavra que foi omitida. Tal técnica apresenta diversas possibilidades de aplicação e pontuação. Desse modo no presente estudo foi empregada a técnica de Cloze, visando obter evidencia exploratória de sua validade desenvolvimental. Participaram 184 alunos dos 1° ao 9° anos do ensino fundamental público dos estados do Paraná e de São Paulo. Foi empregado um teste de Cloze em sua versão tradicional no qual se omitiu todos os 5s° vocábulos. O texto apresentava 80 palavras e 15 omissões. Os alunos foram orientados a lerem o texto completamente e depois voltarem completando com as palavras que eles achavam pertinente o preenchimento. A forma de correção foi a literal que aceitou como acerto apenas as palavras preenchidas corretamente. Os dados evidenciaram que conforme os alunos avançam o ano escolar também há aumento gradativo na pontuação do teste de Cloze, sendo que a diferença entre os anos escolares foi estatisticamente significante. A discussão dos dados aponta para a possibilidade de emprego do teste de Cloze como medida de avaliação da compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental. Mas novos estudos devem ser desenvolvidos, haja vista, que este foi exploratório.

Palavras-chave:
 Compreensão de leitura, Cloze, Ensino Fundamental


Agência de fomento:
CNPq/UEL