Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 485-1

Oral (Tema Livre)


485-1

Evidências de validade interna da versão brasileira do Inventory of Father Involvement (IFI-BR)

Autores:
DE, L.1, Barham, E. J.1, Carvalho, T. R.1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, 2 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, 3 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Resumo:
Resumo Geral

Estudiosos têm evidenciado os benefícios do envolvimento paterno, quando de boa qualidade, para os filhos, as mães e os próprios pais. Apesar de avanços em conhecimentos sobre envolvimento paterno, esta é uma área que ainda apresenta déficits, como a falta de medidas devidamente validadas para uso no Brasil. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar evidências em relação à validade interna do Inventory of Father Involvement (IFI), um instrumento que já foi traduzido e adaptado para uso no Brasil (IFI-BR). Após a exclusão de participantes com dados omissos ou valores extremos, a amostra final para o estudo foi de 200 pais com filhos entre 5 a 10 anos, recrutados em duas cidades do interior do estado de São Paulo. Os pais tinham idade média de 39,5 anos (dp = 7,42); 91% declarou estar casado ou vivendo como casado; 46,7% declarou ter nível de ensino superior completo e 35,9% nível médio completo ou superior incompleto. Foram aplicados um Questionário de Caracterização e o IFI-BR. Para oito dos nove fatores do instrumento original, a confiabilidade do IFI-BR variou de 0,652 a 0,815. Estes fatores foram: a) disciplina e ensino de responsabilidade, b) encorajamento escolar, c) suporte à mãe, d) sustento, e) tempo juntos e conversas, f) elogios e afeto, g) leitura e ajuda com tarefas escolares e h) dar atenção. Por meio de uma análise fatorial confirmatória, além de elevadas cargas fatoriais ( > 0,5), o modelo final apresentou bons indicadores de qualidade de ajuste (X2/g.l. = 1,857; CFI = 0,901; RMSEA = 0,066; SRMR = 0,067), confirmando conceitos teóricos sobre as dimensões do envolvimento paterno. Caso as evidências sobre a validade do IFI-BR continuem a se consolidar, no Brasil, este instrumento será uma ferramenta útil para avaliar programas de intervenção para aumentar o envolvimento dos pais.

Palavras-chave:
 validade, instrumento, envolvimento paterno


Agência de fomento:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)