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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 486-1

Mesa-Redonda


486-1

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A DISCIPLINA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA.

Autores:
SANTINA, C.1, Regina Gioconda Andrade 1, Marcos Antonio Batista 2
1 UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, 2 UNIVAS - Universidade do Vale do Sapucaí

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A exposição proposta para essa mesa redonda tem como intenção discutir as contribuições da Avaliação Psicológica para a Orientação Profissional (OP). Dessa forma, três apresentações foram planejadas, sendo a primeira direcionada para o resgate histórico sobre a consolidação da Avaliação Psicológica enquanto atividade inserida nos processos de escolha profissional. Para tanto, além de recortes teóricos, será apresentado o relato da experiência de um curso de Psicologia no desenvolvimento das disciplinas de Avaliação Psicológica e sua aplicação na área de OP. A segunda apresentação tratará da aplicabilidade dos instrumentos de avaliação psicológica em duas modalidades de intervenção em OP, uma individual e outra em grupo, realizadas por estagiários de um curso de graduação em Psicologia. Discutir-se-á a utilização de instrumentos que avaliam diversificados construtos pertinentes aos processos de escolha e estruturação de carreira, igualmente buscar-se-á enfatizar a importância do ensino da avaliação psicológica e da orientação profissional na formação do psicólogo com vistas a formar igualmente futuros orientadores profissionais. A terceira apresentação trará um estudo de construção e validação de um novo instrumento para orientação profissional ampliando assim as perspectivas de aproximação entre avaliação psicológica e Orientação Profissional.

Resumo Apresentador 1

A avaliação em Orientação Profissional (OP) no Brasil vem adquirido novas configurações nas ultimas décadas. Uma diversidade de construtos verificados a partir de instrumentos de medida passou a compor as discussões acerca da estruturação de propostas de intervenção em OP. Estas discussões se fazem fundamentais nos cursos de graduação em Psicologia, especificamente quando se vislumbra a atuação do futuro psicólogo no campo da OP. Dessa forma, pretende-se apresentar como os instrumentos de avaliação psicológica aplicados a OP vêm sendo utilizados em um estágio curricular de um curso de graduação de uma universidade do interior de São Paulo. Serão descritas uma intervenção individual realizada na clinica-escola cujo público-alvo são adolescente, jovens e adultos e uma intervenção grupal desenvolvida com adolescentes de escolas de ensino médio. Será destacada a forma como os instrumentos de OP entre os quais EAP (Escala de Aconselhamento Profissional), BBT-br (Teste de Fotos de Profissões), BFP (Bateria Fatorial de Personalidade), EAE-EC (Escala de Autoeficacia para Escolha Profissional), IHS (Inventário de Habilidades Sociais) vem sendo empregados em tais processos interventivos. Espera-se que esta apresentação possa contribuir para a reflexão acerca das aproximações entre avaliação psicológica e OP bem como evidenciar a relevância da inserção da disciplina de OP e dos estágios dela decorrentes para a formação do psicólogo e do aprimoramento da atuação do orientador profissional.

Resumo Apresentador 2

A avaliação psicológica (AP) e a Orientação Profissional (OP) são temas debatidos já há algum tempo. A psicologia diferencial, a psicometria e a Teoria dos traços e fatores contribuíram significativamente nos primórdios das atividades em OP, pois as avaliações se constituíam em requisitos para o adequado cumprimento dos objetivos da OP. Desde então a Avaliação Psicológica fornece importantes contribuições quando aplicada ao contexto da Orientação Profissional. Este trabalho pretende resgatar, do ponto de vista histórico, como a AP foi se consolidando enquanto atividade inserida nos processos de escolha profissional e relatar a experiência de um curso de Psicologia no desenvolvimento das disciplinas de Avaliação Psicológica e sua aplicação da área de OP e atividades relacionadas. A OP é uma das atribuições do psicólogo prevista na legislação que regulamenta o exercício da profissão constituindo-se como um campo de atividade no qual o profissional pode contribuir com a promoção da saúde mental e o bem-estar psicossocial do indivíduo. O principal objetivo deste trabalho é compreender como o processo de avaliação psicológica pode contribuir com a escolha profissional do orientando e apresentar propostas visando a formação dos psicólogos. A eficiência do processo da escolha profissional é assunto relevante, pois a escolha adequada promove benefícios no plano individual e coletivo. A utilização de testes tem sido bastante útil quando a escolha da profissão considera aspectos da personalidade, interesses, autoeficácia e habilidades do indivíduo. O grau de adequabilidade das escolhas será tanto maior quanto mais haja, subjacente à escolha efetuada, uma complementação entre as características pessoais e da opção profissional. Considerando as rápidas mudanças pelas quais passa o mercado de trabalho, acredita-se na fundamental importância dos cursos de Psicologia oferecer formação diferenciada aos profissionais para lidarem com estas demandas e que as Universidades possam se constituir em campo para o desenvolvimento de programas de Orientação Profissional e de Carreira.

Resumo Apresentador 3

Esta pesquisa teve como objetivo a construção de um Teste de Apercepção Profissional – TAP, por meio de um estudo descritivo e correlacional. A sustentação dos itens teve como base os mecanismos de projeção de uma pessoa quando da escolha profissional. Utilizou-se de parâmetros projetivos para construção dos itens do teste e obtenção das identificações profissionais dos alunos e de parâmetros psicométricos para análise dos dados. Após a análise fatorial e estudo de precisão, chegou-se a um instrumento que possibilitou boa configuração psicométrica. Este teste, por ora, poderá ser usado em pesquisas com o tema “Orientação Vocacional” e no futuro, quando reunidos mais evidências de validade, na orientação de alunos em processo de escolha profissional. O TAP, a priori mostrou validade para a área de exatas. Participaram desta pesquisa 190 universitários, de ambos sexos, dos cursos de Engenharia de uma Universidade do Sul de Minas Gerais. A coleta de dados se deu de forma coletiva, em sala de aula, com aplicação do Questionário Tipológico - Quati, seguido do instrumento piloto criado para este estudo, consistindo de 57 desenhos feitos em pranchas que representavam profissões, no formato das técnicas de Apercepção. Os desenhos contemplaram e coincidiram com a classificação das 7 áreas do conhecimento em conformidade aos estudos da Escala de Aconselhamento Profissional – EAP. Os fatores do teste construído foram submetidos a uma análise de correlação com a tipologia junguiana de universitários participantes e mostraram algumas discordâncias com a tipologia alunos da área de exatas.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Orientação Profissional , Avaliação Psicológica , Escolha Profissional , Graduação em psicologia