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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 492-1

Oral (Tema Livre)


492-1

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Monitoria acadêmica e a formação na área de Avaliação Psicológica.

Autores:
Jucimara Zacarias Martins Silveira1, OLIVEIRA1, Gabrielle Ajala Languer1, LUANNA FERREIRA RODRIGUES1
1 UNIGRAN - Faculdade Unigran Capital

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: A monitoria acadêmica voluntária é um programa realizado pelas universidades para incentivar aos acadêmicos nas atividades de ensino e pesquisa. As funções do monitor acadêmico são estabelecidas geralmente no Manual do Aluno, regimento interno e editais dos processos seletivos que cada instituição define os seus critérios. Objetivos: Compreender a importância da monitoria acadêmica voluntária na formação dos acadêmicos em Psicologia e analisar os benefícios para a área da avaliação psicológica, tanto para o professor, monitor e acadêmicos que receberão esse tipo de atendimento. Método: Foi realizado um estudo exploratório e descritivo para analisar um questionário sobre a atuação na monitoria acadêmica e os impactos na formação em Psicologia. Foram entrevistados 9 monitores, acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Unigran Capital em Campo Grande-MS. Resultados: Os acadêmicos que participaram de atividades que auxiliavam a professora a elaborar as aulas e materiais pedagógicos; aplicação, correção e interpretação de instrumentos psicológicos e na organização das atividades pedagógicas em relação a disciplina de Técnicas de Exame Psicológico I e II e Psicologia da Saúde e Qualidade de Vida. As respostas dos entrevistados indicam: a importância da monitoria acadêmica para a motivação, o empenho nos estudos, estimular habilidades e favorecer o conhecimento sobre as reais habilidades e competências. Há relatos que relacionam que a partir da disciplina envolveu-se com as atividades de ensino e que deseja tornar-se docente da área, que foi buscar um curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, que aprendeu com maior profundidade sobre os testes psicológicos: aplicação, correção e interpretação. Conclusão: Conclui-se que os acadêmicos monitores vivenciaram de forma positiva e agregou a esses um conhecimento técnico na área de avaliação psicológica, estimulou a busca por cursos de curta e longa na área, incentivou a buscar a profissão docente e ao engajamento do acadêmico com a formação em Psicologia.

Palavras-chave:
 Monitoria acadêmica, Avaliação Psicológica, Ensino-Aprendizagem