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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 493-1

Poster (Painel)


493-1

Heterogeneidade na apresentação clínica do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Autores:
DE, J. J. R.A.1, Paula, F. S.2, Caetano, J. A.1, Filgueiras, L. C.1, Morales, N. M. O.1
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo:
Resumo Geral

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem apresentação clínica bastante heterogênea, dependendo do predomínio dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo tem como objetivo comparar o perfil cognitivo e comportamental de dois meninos diagnosticados com o transtorno (9 e 11 anos de idade, cursando ensino público fundamental). Pais e professores responderam uma escala de sintomas (SNAP-IV), e as crianças foram avaliadas por um neuropediatra. Também ocorreu a avaliação psicológica que compreendia: entrevista semi-estruturada com pais ou responsáveis; observação sistemática do comportamento durante atividades lúdicas e no andamento da testagem; e instrumentos psicológicos (Figuras Complexas de Rey, WISC-III, Bateria Seabra).Estes dados foram integrados à avaliação de outros profissionais (pedagogos, fonoaudiólogos, psiquiatras), e posteriormente apresentados aos responsáveis na forma de relatório multiprofissional, com indicação terapêutica. Os dados mostram que os dois pacientes apresentam dificuldades no controle do foco atencional, principalmente no aspecto de impedir a interferência de estímulos irrelevantes para a tarefa principal (Índice de Resistência à Distração da Escala WISC-III < 60, percentil < 1).Entretanto, o perfil de discrepâncias entre habilidades cognitivas mostra padrões dissociados entre participantes. Para um dos pacientes, este déficit de atenção se contrapõe ao bom desempenho na percepção visual (subtestes completar figuras e cubos). Para o outro, o prejuízo atencional se opõe à facilidade em manter e manipular com rapidez informações visuoespaciais (subteste código e procurar símbolos). Nos dois casos, há prejuízos nas atividades da vida diária, e nas habilidades acadêmicas como aquisição da leitura, escrita e matemática. Verificou-se que a manifestação dos sintomas do TDAH ocorre de modo heterogêneo nas avaliações intra e interindividuais.Apesar de ocorrer, de modo geral, uma repercussão negativa destes sintomas no funcionamento social e acadêmico do indivíduo, a correta identificação da combinação destas características define o diagnóstico adequado e estabelece as diretrizes corretas para o tratamento

Palavras-chave:
 transtorno de déficit de atenção e hiper, avaliação psicológica, heterogeneidade de sintomas


Agência de fomento:
CNPq