Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 494-2

Oral (Tema Livre)


494-2

Dificuldades na Avaliação de uma Criança Institucionalizada: Uma Experiência Clínica.

Autores:
ARAÚJO, I.D.1, Oliveira A.M1, Silveira, J.Z.M1
1 UNIGRAN - Faculdade UNIGRAN CAPITAL

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: A presente descrição é um psicodiagnóstico realizado com uma paciente de oito anos, sob guarda da justiça, que foi encaminhada para avaliação devido seu baixo desempenho escolar e comportamentos considerados inadequados para a idade. Objetivos: Identificar as dificuldades apontadas na queixa, e os comportamentos inadequados, bem como seu causador e traçar uma proposta de intervenção Método: Foi feito um levantamento da história da criança, desde de seu nascimento e todo processo de retirada da família bem como seus respectivos motivos, isso com entrevistas com os cuidadores e analise de documentos, além de observação, jogos e utilização de testes como HTP, WISC IV, DFH SISTO e CAT-A. Resultados: Conforme Justiça, os direitos da menor e de seus dois irmãos estavam violados, por isso a retirada da família pela quarta vez. Nas observações também foram perceptíveis baixa capacidade de expressão e criatividade, dificuldades em jogos e brincadeiras que exigiam cognição, fala infantilizada e expressão de ideias desorganizadas. Os resultados obtidos no HTP demonstraram uma regressão acentuada, além de indicativo de organicidade no hemisfério esquerdo, com isso aplicamos o WISC IV que apontou um funcionamento intelectual com scores abaixo do esperado, para avaliar a que idade correspondia a capacidade intelectual utilizamos o DFH-SISTO que apontou produção correspondente a uma criança de 4 ou 5 anos, tentamos aplicar o CAT-A para avaliar os aspectos emocionais, e sua percepção da vida, no entanto, a mesma não conseguiu produzir histórias. Conclusão: Com os resultados obtidos e traçados com o DSM-V fechamos a avaliação com a hipótese de deficiência Intelectual leve. Devido aos comprometimentos Intelectuais, no momento não foi possível fazer uma avaliação da afetividade e Emocional, pois ainda não sabe nomear pensamentos, sentimentos e emoções. Sugerido uma avaliação médica, bem como uma medeação reforçadora para ensina-la os significados e significantes e como ter capacidade de lidar com os desafios.

Palavras-chave:
 Psicodiagnóstico, Justiça, Negligência