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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 496-1

Oral (Tema Livre)


496-1

ESTUDO DE VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO TEMPO DE REAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS

Autores:
BRUNO, F.1, Caio Silva de Paula Cabral2, Alfred Sholl Franco1,2
1 UFRJ - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2 FSF - Faculdade São Fidélis

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: O Teste de processamento mental de dupla escolha foi criado com o intuito de avaliar o tempo que decorre da apresentação de um estímulo não-antecipado ao início da resposta, através das seguintes características: são apresentados três quadrados na tela. Um dos quadrados estará posicionado no centro superior da tela para acender como luz de alerta. Os outros dois quadrados estarão cada um num canto inferior da tela e funcionarão como luz de estímulo na direita ou na esquerda de forma aleatória. Apesar de ser amplamente usado em nosso país, nunca foi produzido um estudo com validação fidedigna do referido teste. Objetivo: A partir do comentado o presente estudo tem como objetivo analisar a validade do Teste de processamento mental de dupla escolha para crianças. Metodologia: Participaram desse estudo 1230 crianças de ambos os sexos com idade compreendida entre 07 e 08 anos, das cidades de Cascavel-PR, Ponta Grossa-PR, Botucatu-SP e de São Fidélis-RJ. Os protocolos utilizados foram aprovados pelo comitê de ética da UFRJ (parecer no. 517.483) e realizados no próprio ambiente escolar das crianças participantes. Resultados: Nossos resultados mostram que as crianças apresentaram, uma variação de resultados entre 0,88 e 1,12 segundos, (Média =1,02 segundos), que se mostram confiáveis , pois o índice de Alfa de Cronbach revelado foi de (0,987), o que significa que confiabilidade do referido teste é excelente. Além das estatísticas descritivas, para a avaliação da confiabilidade interavaliador, foi aplicado o método estatístico da correlação intraclasse. O coeficiente de correlação intraclasse (CCI), que revelou um p < 0,0001 para um coeficiente de correlação intra-classe igual (0.988). Conclusão: Os resultados aqui apresentados nos permitem, literalmente, observar a força e a direção do instrumento analisado, considerando as questões de pesquisa e pelos resultados obtidos são pequenas as probabilidades de equívocos ao concluir pela fidedignidade do teste.

Palavras-chave:
 Avaliação, Crianças, Tempo de Reação , Validação


Agência de fomento:
CAPES