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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 496-2

Oral (Tema Livre)


496-2

ESTUDO DE VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO VISUOMOTORA DE CRIANÇAS

Autores:
BRUNO, F.1,2, Caio Silva de Paula Cabral2, Alfred Sholl Franco1,2
1 UFRJ - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2 FSF - Faculdade São Fidélis

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: Diversos estudos vêm mostrando que apresentar uma baixa habilidade visuomotora, pode levar ao surgimento de dificuldades na organização espaço-temporal, o que pode afetar a aquisição da leitura e da escrita. Desta forma é de vital importância ter-se um instrumento que avalie a maturação da integração visuomotora, bem como distinguir um conjunto de desordens características de crianças com dificuldades de aprendizagem, num sentido de identificação precoce. Objetivo: A partir do comentado o presente estudo tem como objetivo analisar a validade do Teste de Integração Visuomotora de Bolas para crianças. Metodologia: Participaram desse estudo 700 crianças de ambos os sexos com idade compreendida entre 07 e 08 anos, das cidades de Cascavel-PR, Ponta Grossa-PR, Botucatu-SP e de São Fidélis-RJ. Os protocolos utilizados foram aprovados pelo comitê de ética da UFRJ (parecer no. 517.483). No referido teste avaliamos a integração visuomotora através do aparecimento de bolas que sobrem na tela, de diversas cores, e quando surge bola de cor verde o avaliado deve piscar com a mesma força e momentaneamente com os dois olhos. Os registros computados são número de acertos e erros e o tempo de reação perceptivo-motor. Foram realizadas 100 tentativas. Cabe ressaltar que para realizar a tarefa proposta utilizou-se o equipamento nurofeedback-EEG MINDWave-2. Resultados: Nossos resultados mostram que as crianças apresentaram, em relação ao tempo de reação perceptivo-motor, uma variação de resultados entre 0,667 e 1,113 segundos (Média =0,716 segundos), em relação ao número de acertos a variação foi de 58 e 96 pontos (Média= 88,40 pontos). Para investigar a confiabilidade, o Alfa de Cronbach foi aplicado para cada uma das variáveis; os resultados demonstraram alta confiabilidade em ambos escores (Tempo de Reação Perceptivo-Motor = 0,986 e Número de Acertos = 0,997), o que permite a ambos receberem classificação excelente quanto à confiabilidade.

Palavras-chave:
 Avaliação , Crianças, Integração Visuomotora, Validação


Agência de fomento:
CAPES