Oral (Tema Livre)
497-1 | A Avaliação Psicológica na Formação, uma proposta do Centro Universitário IBMR, Rio de Janeiro. | Autores: | SOLDATI, V.R.1 1 IBMR - Centro Universitário IBMR |
Resumo: Resumo Geral
O curso de Psicologia do Centro Universitário IBMR tem apresentado aos estudantes a Avaliação Psicológica contemplada nas disciplinas de Bioestatística, Medidas em Psicologia, Avaliação Psicológica I (testes Objetivos), Avaliação Psicológica II (testes projetivos), Psicodiagnóstico (teoria e prática). As disciplinas aqui elencadas tem despertado um maior interesse dos acadêmicos em relação à área gerando discussões pertinentes com as habilidades e competências e, a preocupação com a realização de um trabalho de excelência.
Treze anos após a resolução007/2003, algumas questões foram seriamente debatidas em torno da Avaliação Psicológica: ela passa a ser considerada como campo do conhecimento (ao menos pelos formadores diretos das disciplinas assim nomeadas); existe grande preocupação com o rigor dos instrumentos; e são importantes as discussões sobre o ensino e formação.
Contudo, muitos debates ainda são urgentes para garantir uma boa formação e as habilidades para a competência. Questões como as diretrizes de ensino da Avaliação Psicológica para a adequada formação profissional, a necessidade de manejo clínico em alguns campos da Avaliação Psicológica e a escolha dos instrumentos pelo profissional.
A formação em Avaliação Psicológica ainda precisa contar com grandes esforços (urgentes) das escolas de Psicologia, do sistema conselhos e dos professores/formadores dos cursos para transformar situações que vão do desconhecimento, pelos recém-psicólogos, do conteúdo da resolução 007/2003 como apontou o Jornal da Psicologia 4ª região set 2016, quanto ao trabalho das Comissões de Orientação e Fiscalização e de Ética, até as implicações em processos éticos, a maioria, decorrentes de erros nas avaliações psicológicas
Palavras-chave: ensino, formação, avaliação psicológica
Agência de fomento: não há |