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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 508-1

Poster (Painel)


508-1

Avaliação do aprendizado e memória episódica verbal na esquizofrenia pelo Hopkins Verbal Learning Tests (HVLT)

Autores:
M Guassu1, J Garcia1, V Barbieri1, A Gadelha2, A Berberian1
1 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO , 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: Déficits em memória e aprendizado verbal são considerados sintomas nucleares da esquizofrenia e estão entre os melhores preditores de desfecho funcional da doença. Poucos estudos no Brasil investigaram a natureza destes déficits, o que pode contribuir para elaboração de estratégias de intervenções com foco em melhora no desfecho clínico e social. Objetivo: Avaliar o aprendizado e memória verbal de pacientes com esquizofrenia. Método: Participaram do estudo 141 pacientes com esquizofrenia, não internados, e 119 participantes saudáveis pareados com o grupo de pacientes, em termos de idade, escolaridade e sexo. O diagnóstico foi estabelecido por médicos psiquiatras treinados, seguindo os critérios do DSM-IV. O instrumento utilizado foi o Hopkins Verbal Learning Test (HVLT) – Forma 1. Este instrumento possui três ensaios de lembrança livre, com 12 itens semanticamente categorizados, seguidos de um período de 30 minutos para memória de evocação. Os pacientes também foram avaliados com a Escala de Síndrome Positiva e Negativa (PANSS) e a Avaliação Global de Funcionamento (GAF). Foi utilizado o teste T de student para comparações entre os grupos, a análise de variância repetida para estudo da curva de aprendizado intra-grupo e correlação de Pearson ente medidas de memória e escalas clínicas. Resultados: Análise de comparação de média revelou que pacientes com esquizofrenia apresentaram menor performance no escores total do HVLT e no escore de memória de evocação. A ANOVA repetida, tendo os três ensaios intra-grupo como medidas repetidas, revelaram que ambos os grupos apresentaram menor desempenho no primeiro ensaio, desempenho intermediário no segundo e maior no último. A interação significativa entre grupo e curva de aprendizado revela que os pacientes com esquizofrenia apresentam pior desempenho na curva de aprendizado do que controles. Conclusão: Pacientes com esquizofrenia apresentaram menor desempenho em memória verbal e de evocação, bem como menor curva de aprendizado quando comparados a controles.

Palavras-chave:
 Memória, Aprendizagem, Esquizofrenia, Avaliação Clinica