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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 514-1

Oral (Tema Livre)


514-1

Autoeficácia, Adaptabilidade e intenção de busca de orientação profissional em adolescentes

Autores:
AP., D.1, Moreira1, Ambiel1
1 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

O presente estudo objetivou analisar a relação entre os construtos autoeficácia e a adaptabilidade de carreira em uma amostra brasileira de estudantes do ensino médio, assim como investigar as variáveis sociodemográficas e questões relacionadas à busca por orientação profissional. Participaram 272 alunos do ensino médio, ambos os sexos, de uma escola pública do interior paulista. A idade destes variou entre 14 e 19 anos, sendo 47,4% do sexo masculino e 51,5% do feminino. Foram aplicados como instrumentos um questionário sobre a intenção de fazer orientação profissional (OP), a Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP) e a Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil). Nos procedimentos, todos os cuidados éticos exigidos foram seguidos, a coleta foi realizada de forma coletiva, com duração de aproximadamente 30 minutos e para analisar os dados realizou-se análise de Pearson, ANOVA utilizando a prova post hoc de Tukey, além do d de Cohen para conhecer o tamanho do efeito das diferenças. No tocante aos resultados, foi possível observar que há uma relação positiva entre os construtos, uma vez que todos os fatores dos instrumentos se correlacionaram, apresentando magnitudes moderadas e, ainda, permitiram conhecer o interesse dos adolescentes em participar de um processo de OP, no qual foram divididos em grupos a partir das respostas perante três opções, indicando que para a EAE-EP todos os fatores apresentaram dados significativos, e para CAAS em apenas dois. Quando realizada a prova de Tukey, foram observadas diferenças entre os grupos em algumas dimensões de ambas escalas. O tamanho do efeito também foi observado, sendo a maioria médio. Considerando que o objetivo da pesquisa foi alcançado, sugere-se a realização de novas análises com a EAE-EP e a CAAS-Brasil, dado que, os instrumentos podem apresentar mais evidências de validade e contribuir com a prática e pesquisas de psicólogos que atuam na área.

Palavras-chave:
 Autoefícacia, Desenvolvimento Profissional, Escolha Profissional, Ensino Médio