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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 522-1

Oral (Tema Livre)


522-1

CONSTRUÇÃO DE UM TESTE DE ATENÇÃO PARA CRIANÇAS (TAC)

Autores:
COSTA, M.1, Quésia Fernandes Cataldo1, Sophia Lóren de Holanda Sousa1, Gisele Loiola Ponte Batista1, Jorge Wambaster Freitas Farias1, Walberto Silva dos Santos1
1 UFC - Universidade Federal do Ceará

Resumo:
Resumo Geral

A literatura acerca dos processos psicológicos aponta a atenção como um fator importante para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Ainda assim, são escassos instrumentos, válidos e precisos, que mensurem esse processo, especificamente, voltados para o público infantil. O presente estudo tem como objetivo a elaboração de um teste de atenção para crianças (TAC). O teste se organiza em 7 lâminas, compostas por 36 figuras do cotidiano infantil em preto e branco (barco, bicicleta, entre outros), sendo 12 sem nenhuma variação (iguais à figura-alvo) e 24 figuras que apresentam variação (distratores). As figuras distratoras variam em rotação (0º, 30º e 60º), positividade/negatividade (inversão das cores) e direção (inversa ou direita), permitindo 11 possíveis combinações diferentes da figura-alvo. Na aplicação, é pedido à criança que identifique, na lâmina, as imagens idênticas às figuras-alvo. Para alcançar os objetivos propostos, inicialmente, realizou-se a aplicação de uma versão piloto em duas amostras: uma formada por 72 alunos de escolas públicas, maioria feminina (62%), com idades entre 5 e 9 anos (M = 7,54; DP = 1,99); a outra com 58 alunos de escolas particulares, maioria feminina (53%), com idades entre 5 e 9 anos (M = 6,61; DP = 1,46). Calculou-se um Índice de Dificuldade através da média das frequências dos acertos, erros e omissões que foram obtidas em cada lâmina, constatando-se que os distratores variaram em intervalos de baixa, média e alta dificuldade. Foram excluídas duas das onze possíveis combinações das variações da figura-alvo (distratores) por não apresentarem poder discriminativo. A versão final do TAC resultou em uma distribuição de estímulos que contemplou combinações de diferentes dificuldades. O objetivo desse estudo foi satisfatoriamente concluído, contudo, ainda são necessáriais evidências acerca da validade do teste para seu efetivo uso clínico e acadêmico.

Palavras-chave:
 Crianças, Teste de Atenção, Avaliação Psicológica


Agência de fomento:
CNPq