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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 535-2

Oral (Tema Livre)


535-2

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Autores:
DOS, M. L.G.1, ANDRESSA REGINA MEDEIROS NOGUEIRA1
1 UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Resumo:
Resumo Geral

A partir dos anos 2000 foi possível observar uma mobilização e maior comprometimento dos profissionais da Psicologia para pensar o ensino e a formação em avaliação psicológica no Brasil. Um dos desdobramentos dessa conjuntura foi a criação do curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre, no ano de 2013, que tem na avaliação psicológica uma de suas ênfases. Neste trabalho, abordaremos os principais desafios encontrados no processo formativo e as especificidades da avaliação psicológica na região amazônica. Trata-se de um relato de experiência orientado pelo olhar docente, a partir da supervisão de estágio e condução de disciplinas no campo da avaliação psicológica, associado à perspectiva discente e sua vivência enquanto sujeito ativo no processo de aprendizagem e experiência prática em estágio. A formação em avaliação psicológica é recente no estado do Acre e o seu distanciamento dos grandes centros formativos prejudica seu desenvolvimento na região. No ensino, há predominância da lógica de trabalho psicoterapêutica em contraponto ao processo avaliativo, considerada entre alguns docentes e discentes um dispositivo de promoção da desigualdade, não associado às práticas de cuidado. Diante da demanda por avaliação psicológica, o número de profissionais com formação na área é insuficiente, adversidade que se relaciona diretamente com a experiência prática dos estagiários, inseridos em campos de trabalho que não privilegiam a avaliação. O cenário carente de profissionais capacitados mostra-se como alternativa capaz de implicar os discentes no atendimento da demanda por avaliação psicológica. A insuficiência formativa dos profissionais, por sua vez, não se configura como impedimento, mas como motor propulsor necessário à expansão deste campo, somada ao compromisso em solidificar sua base teórica, técnica e ética. Por fim, após mais de uma década repensando as práticas avaliativas, a quebra de preconceitos e paradigmas ainda permanece como um dos principais desafios a serem superados na região.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Formação Acadêmica, Formação Profissional