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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 539-1

Mesa-Redonda


539-1

Rorschach Performance Assessment System (R-PAS): Aspectos técnicos e práticos

Autores:
GISELLE1, Resende, A.C.2, Giromini, L. 4, Zuanazzi, A. C.1, Liliane Domingos Martins2, Latife Yazigi3, Claudia Pignolo4, Agata Andó4, Davide Ghirardello4, Francesca Ales4, Marzia Di Girolamo4, Alessandro Zennaro4, Anna Elisa de Villemor-Amaral1, Gregory J. Meyer5, Fabiano Koich Miguel6
1 USF - Universidade São Francisco, 2 PUC/GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 3 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 4 UNITO - Universidade de Turim , 5 UT - University of Toledo, 6 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Sob uma perspectiva técnica e prática, serão debatidos tópicos referentes ao Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), sistema de aplicação, codificação e interpretação do Teste das Manchas de Tinta de Rorschach. Inicialmente serão apresentados dados de dois estudos, um italiano e outro brasileiro, à respeito da precisão entre avaliadores, discorrendo sobre a relevância da expertise dos avaliadores e outros aspectos que podem afetar as análises de concordância entre juízes no R-PAS. Na sequência, serão discutidos aspectos relacionados à Aplicação R-Otimizada, abordando os possíveis impactos das novas instruções e critérios inseridos pelo R-PAS sobre os processos de elaboração de respostas e sobre o manejo da aplicação por parte do aplicador. Por fim, serão apresentados e debatidos os resultados de um estudo que investigou a utilização de um questionário para o levantamento de informações sobre as características das manchas identificadas pelos respondentes como determinantes de suas respostas. Em suma, pretende-se propiciar um espaço para debate sobre particularidades técnicas do sistema R-PAS, sinalizando possíveis aprimoramentos técnicos decorrestes de pesquisas, e ainda permeando a necessidade do empenho prático profissional no uso do R-PAS em contexto de avaliação psicológica.

Resumo Apresentador 1

Título: Precisão entre Avaliadores para o R-PAS com diferentes grupos de codificadores. Autores: Ana Cristina Resende (Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/Go); Liliane Domingos Martins (Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/Go); Latife Yazigi (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP). Estudos de precisão para o Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) são importantes tanto para auxiliar na consolidação de suas propriedades psicométricas, quanto para analisar se as alterações introduzidas na codificação de variáveis propiciaram melhorias na precisão entre avaliadores. Nesta mesa será apresentado um estudo de precisão entre avaliadores para o R-PAS, considerando a precisão para pesquisadores de um mesmo grupo, para pesquisadores de grupos diferentes e para aprendizes do R-PAS. Ao total foram selecionados aleatoriamente 70 protocolos provenientes um banco de dados de crianças e adolescentes brasileiros considerados não clínicos. Cada protocolo foi codificado por avaliadores independentes para que a precisão do teste, a partir do coeficiente de correlação intraclasse (ICCs), fosse calculado para 60 variáveis do teste. Para os três grupo de codificadores o ICC médio foi considerado excelente. Serão apresentadas nessa mesa as principais falhas de codificação que tem ocorrido entre pesquisadores intra e extra grupo, bem como entre os estudantes. Questões relacionadas às variáveis com baixa prevalência também serão bordadas. De uma forma geral, o R-PAS pode ser codificado de forma confiável, contudo o resultado dessa tarefa está relacionado com o grau de habilidade do codificador.

Resumo Apresentador 2

Título: Estudo de fatores que potencialmente influenciam a precisão entre avaliadores dos escores R-PAS. Autores: Luciano Giromini; Claudia Pignolo; Agata Andó; Davide Ghirardello; Francesca Ales; Marzia Di Girolamo; Alessandro Zennaro. (Universidade de Turim - Unito). Esta apresentação descreve um estudo de precisão entre avaliaradores para o Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) conduzido na Itália. Um total de 112 protocolos de Rorschach, composto por crianças e adultos, bem como dados clínicos e não-clínicos, contribuíram para este estudo. Cada protocolo foi codificado por dois (de cinco) avaliadores independentes. Todas as variáveis R-PAS da Página 1 e Página 2 foram examinadas. Os coeficientes de correlação intraclasse (ICCs) foram calculados tanto para as pontuações brutas quanto para as pontuações ajustadas pela complexidade. A influência dos seguintes fatores nos resultados de precisão entre avaliadores também foi estudada: experiência dos avaliadores; nível básico das variáveis; procedimentos utilizados para determinar os códigos de qualidade das formas; caracterização dos grupos de participantes (por exemplo, clínicos vs. não clínicos). Além de resumir os resultados principais, futuros esforços para melhorar a precisão entre avaliadores de variáveis R-PAS também serão discutidos.

Resumo Apresentador 3

Título: Comparações e considerações práticas sobre a Aplicação R-Otimizada. Autores: Giselle Pianowski (Universidade São Francisco – USF); Anna Elisa de Villemor-Amaral (Universidade São Francisco – USF); Gregory J. Meyer (University of Toledo – UT). Esta apresentação tem por objetivo discutir comparativamente os padrões da Aplicação R-Otimizada do Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) em contraste com os do Sistema Compreensivo (SC), respaldados em dados quantitativos e qualitativos. Para tanto, contou-se com uma amostra clínica e geral de 120 adultos, sendo 69 protocolos do R-PAS (50.7% do sexo masculino; Midade = 33.35) e 51 do SC (58.8% do sexo feminino; Midade = 35.65); e com relatos de três especialistas de cada sistema. Foram geradas análises descritivas e comparativas por meio do índice d de Cohen, além do que foram reportados e analisados os dados de observação dos aplicadores de cada sistema em foco. Os resultados demonstram que o controle do número de respostas (R) não parece impactar negativamente o montante de dados interpretativos em um protocolo. Observa-se ainda que o controle do R, por meio das alterações nas instruções iniciais da tarefa e pelos procedimentos de Prompt (Pr) e Pull (Pu), resultou em um aumento de protocolos válidos no R-PAS e a diminuição de repasse de pranchas, especialmente relevante para o grupo clínico. Para além, o relato dos profissionais sugere que os padrões estabelecidos pelo R-PAS para as fases de Resposta e de Esclarecimento permitem maior controle em momento de testagem, diminuição da subjetividade na escolha das intervenções verbais e gestuais, bem como menor desgaste por parte dos respondentes. Conclui-se que a Aplicação R-Otimizada tem-se consolidado como um aprimoramento na avaliação por meio do teste de Rorschach.

Resumo Apresentador 4

Título: Estudo de uma forma alternativa de codificação de determinantes na fase de esclarecimento. Autores: Ana Carolina Zuanazzi (Universidade São Francisco - USF); Fabiano Koich Miguel (Universidade Estadual de Londrina - UEL). A presente pesquisa teve como objetivo estudar um questionário auto-respondido para codificar determinantes no Teste das Manchas de Tinta de Rorschach. Para tanto, foi elaborada uma tabela contendo breve explicação e exemplos de resposta com todos os determinantes utilizados pelo sistema R-PAS e um questionário contendo campos para assinalar individualmente cada determinante apresentado. Após a aplicação padronizada do instrumento, os cartões I (totalmente acromático), III (presença de apenas uma cor cromática) e VIII (totalmente cromático) foram selecionados para esse procedimento. O participante deveria assinalar, para cada resposta apresentada, qual ou quais determinantes foram percebidos para compor aquilo que foi visto. Participaram da pesquisa 23 estudantes universitários que, além do Rorschach, responderam a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP), um inventário de personalidade baseado no modelo dos cinco grandes fatores. Foram calculadas as pontuações totais em todos os determinantes, tanto para o método do questionário quanto para a codificação R-PAS original. As pontuações foram então correlacionadas com os fatores da BFP. Alguns resultados foram mais coerentes quando se utilizou o questionário (e.g., correlações positivas entre movimento humano e extroversão, correlações negativas entre forma pura e abertura a novas experiências), outros foram mais coerentes quando se utilizou a codificação original (e.g., correlação positiva entre cor acromática e vulnerabilidade emocional). A apresentação irá discutir as vantagens e desvantagens da utilização do questionário, contextualizando a avaliação por desempenho em comparação com autorrelato.

Palavras-chave:
 Personalidade , Psicometria, Testes projetivos, Testes de desempenho


Agência de fomento:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (FAPESP); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)