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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 551-2

Poster (Painel)


551-2

Análise de juízes da versão brasileira da Social Responsiveness Scale - 2

Autores:
Lisandra Borges2, OLIVEIRA, A. L.D.1
1 HOGREFE - Hogrefe CETEPP, 2 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

O processo de adaptação transcultural de instrumentos psicológicos envolve etapas que visam garantir a equivalência da medida entre culturas distintas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a concordância entre juízes para os itens da versão brasileira da < i > Social Responsiveness Scale < /i > -2 (SRS-2). Participaram três doutores em Psicologia com expertise em Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo da SRS-2 é identificar a presença e a gravidade do comprometimento social no Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da averiguação da presença ou ausência de comportamentos típicos. É composta por 4 subescalas, com 65 itens cada uma, subdivididas em grupos específicos por idade. Os especialistas avaliaram a tradução e retrotradução da escala em relação a três critérios: (1) análise semântica, no qual foi avaliada a compreensão do item; (2) análise do conteúdo, questionando qual das dimensões listadas no DSM-5, Comportamento interpessoal, Comunicação e Comportamento repetitivo/estereotipado, ele representaria; e (3) análise experiencial, avaliando a pertinência de sua reescrita. Com relação a concordância absoluta, forma 1: 64 itens com 100% e 1 item com 67%; forma 2: 63 itens com 100% e 2 itens com 67%; forma 3: 60 itens com 100%; 4 itens com 67% e 1 item com 33%; forma 4: 63 itens com 100% e 2 itens com 67%. Os juízes 1 e 3 tiveram maior índices de concordância entre si do que o juiz 2, em todos os cenários. Dessa forma, a entende-se que o processo de adaptação da SRS-2 garante equivalência com os itens originais, sendo a próxima etapa, a aplicação piloto das subescalas para averiguar os parâmetros psicométricos.

Palavras-chave:
 adaptação transcultural, transtorno do espectro autista, avaliação psicológica, psicometria


Agência de fomento:
Editora Hogrefe CETEPP