Poster (Painel)
557-1 | Bem-Estar Subjetivo em Estudantes Universitários | Autores: | TAGLHARE, J.1 1 USF - Universidade São Francisco |
Resumo: Resumo Geral
O bem-estar subjetivo (BES) é um construto estudado pela Psicologia Positiva, definido como a avaliação subjetiva do indivíduo em relação a sua condição no mundo, envolvendo a experiência do prazer e a apreciação das recompensas da vida. O BES é mensurado e composto por uma dimensão cognitiva, a satisfação com a vida, e uma dimensão afetiva, constituída por afetos positivos e afetos negativos. Levando em consideração a expansão que vem ocorrendo no acesso e ingresso ao ensino superior, e com isso, o aumento da necessidade de se permitir e proporcionar o desenvolvimento integral do estudante sob as perspectivas cognitiva, profissional, pessoal, afetiva e social, fez-se pertinente o estudo do bem-estar com a referida população. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o bem-estar subjetivo em 125 estudantes universitários, bem como comparar diferenças relativas à área de estudo (humanas e exatas), ao período do curso no qual se encontravam os estudantes (matriculados no primeiro ou último ano do curso) e quanto ao sexo. Para tanto, os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação de Vida- ESV e a Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo- PANAS. Os resultados encontrados demonstraram, de forma geral, que os estudantes da amostra pesquisada vivenciam mais afetos positivos (M=34,04) e satisfação com a vida, especialmente os respondentes do sexo masculino, da área de exatas e matriculados no primeiro ano do curso. Foi encontrada também correlação significativa entre os fatores cognitivo e afetivo que compõem a mensuração do bem-estar subjetivo.
Palavras-chave: Afetos Negativos, Afetos Positivos, Psicologia Positiva, Satisfação com a vida |