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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 567-1

Poster (Painel)


567-1

Perfil Cognitivo de Crianças com Dificuldades de Linguagem pelo SON-R

Autores:
MARTELETO M.R.F1, SILVA, M.2, Nogueira,R.2, NASCIMENTO,V.2, PERISSINOTO,J.2
1 UNINOVE - Universidade Nove de Julho, 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: A avaliação cognitiva faz parte do processo do diagnóstico de crianças que apresentam dificuldades de linguagem, para auxiliar no diagnóstico diferencial, no planejamento de intervenções e encaminhamentos eficazes. Permite identificar como as crianças pensam e resolvem problemas a partir do desempenho em tarefas específicas, bem como detectar falhas cognitivas que podem estar relacionadas à linguagem. Objetivo: Apresentar o desempenho cognitivo de crianças com dificuldades de linguagem avaliadas pelo SON-R. Método: 11 crianças, com idades entre 02 anos e 7 meses a 7 anos e 2 meses (idade média de 3 anos e 11 meses), sendo 4 (36,36%) meninas e 7 (63,64%) meninos em avaliação fonoaudiológica. As crianças foram avaliadas individualmente pelo teste de nível intelectual SON-R, que é um instrumento não verbal de inteligência, com diferentes provas. Resultados: Das 11 crianças avaliadas 4 (36,36%) apresentaram nível intelectual na média(QI= 90 -102), 5 crianças ( 45,45%) tiveram nível intelectual abaixo da média (QI= 75-88), 1 criança (9,09%) acima da média (QI=115) e 1 criança (9,09%) muito abaixo da média (QI=48). Com relação ao QI de Execução, 7 crianças (63,63%) tiveram desempenho cognitivo na média (QI= 92-110), 3 (27,27%) abaixo da média (QI=70-81) e uma (9,09%) muito abaixo da média (QI= 52). Com relação ao QI Raciocínio, 6 crianças (54,54%) tiveram desempenho cognitivo na média (QI= 92-114), 3 crianças (27,27%) abaixo da média (QI= 80-88), 1 crianças (9,09%) acima da média (QI=120) e uma criança (9,09%) muito abaixo da média. Conclusão. As crianças, de modo geral, tiveram um desempenho intelectual abaixo da média, no entanto, em relação às tarefas específicas do SON-R observaram-se resultados indicando raciocínio concreto e abstrato e habilidades viso-espaciais mais preservadas. Não utilizar a linguagem verbal permite que crianças com estas dificuldades possam mostrar quais habilidades cognitivas estão presentes, diminuindo o viés da linguagem no resultado do instrumento.

Palavras-chave:
 dificuldade de linguagem, inteligência, SON-R


Agência de fomento:
Não tem