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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 568-1

Oral (Tema Livre)


568-1

Desafios da avaliação psicológica infantil no contexto de abrigamento: perspectivas psicanalíticas para a psicoterapia

Autores:
GARCIA, L.1
1 PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: A avaliação psicológica dentro do referencial psicanalítico, se configura como um procedimento clínico que objetiva conhecer determinadas dimensões psicológicas a fim de encontrar soluções aos problemas previamente definidos. No contexto de abrigamento infantil há grande demanda para psicoterapia, devido aos traumas profundos que fragilizaram significativamente o psiquismo destas crianças. Winnicott(1965c/1982) enfatiza a importância de se realizar uma avaliação individual e social ao longo de todo processo psicoterapêutico, a fim de detectar o grau de maturidade emocional do paciente, e delinear a ação terapêutica adequada, com vistas às adequações no setting. Objetivo: Elencar os desafios da avaliação no contexto do abrigamento Na prática, interpõe-se inúmeros obstáculos para efetuar uma anamnese com pais ou responsáveis das crianças institucionalizadas, e reconstituir os fatos relevantes da trajetória infantil até o momento da psicoterapia. Alguns se recusam expressamente, outros, não comparecem aos encontros marcados para a realização da entrevista. Algumas hipóteses são levantadas para justificar a resistência em oferecer informações: dificuldade de recordar eventos significativos da vida dos filhos devido à drogadição e/ou alcoolismo ou por estar ausentes, não participando efetivamente do cuidado; temor em divulgar acontecimentos da vida da criança que revelem sua insuficiência enquanto cuidadores complicando o desacolhimento delas e sua situação perante à Justiça. Diante desta limitação, redirecionou-se o foco de investigação para os dados do abrigamento e dinâmica familiar fornecidos pelos funcionários da Casa de Acolhida. O método escolhido para analisar os dados são os estudos de caso com crianças abrigadas. Resultados e Conclusão: No momento de avaliação é importante considerar, independente da técnica empregadas (hora de jogo, jogo do rabisco, procedimento desenho – estória) que estes indivíduos desenvolveram um padrão de relacionamento baseado na desconfiança, e por esse motivo, é necessário estabelecer um bom rapport, respeitar sua singularidade e hesitação para propiciar a emergência do gesto espontâneo no setting.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, crianças abrigadas, Psicoterapia Psicanalítica, Winnicott


Agência de fomento:
CNPq