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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 573-1

Oral (Tema Livre)


573-1

PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE VALORES: UMA ANÁLISE DA CONGRUÊNCIA VALORATIVA ENTRE PAIS E FILHOS

Autores:
Glysa Meneses1, Walberto S. Santos1, Mariana Biermann1, Jorge Wambaster Farias1, Taís Bastos1, Leonardo Holanda1
1 UFC - Universidade Federal do Ceará

Resumo:
Resumo Geral

A transmissão de valores entre pais e filhos tem figurado como relevante área de estudo para a compreensão da eficácia do processo de socialização, visto que a família representa a estrutura na qual a criança tem o primeiro contato com valores, crenças e práticas referentes à cultura na qual está inserida. Apesar da importância de compreender a congruência de valores entre pais e filhos, a maioria das pesquisas nesse campo tem se dedicado apenas ao exame das prioridades valorativas e da estrutura de valores apresentadas individualmente por eles. Assim, buscou-se investigar a relação entre as prioridades valorativas dos filhos e aquelas percebidas como sendo endossadas por seus pais. Contou-se com uma amostra não-probabilística de 111 crianças, com idades entre 6 e 12 anos (M= 9,23; DP=1,94), a maioria feminina (59,5%), protestante (50,5%), de classe média (43,2%) e matriculada em escola particular (64,9%), declarando como principal responsável a mãe (73,9%). Os participantes responderam ao Questionário de Valores Básicos – Infantil em duas versões, uma sobre si própria e outra sobre os valores que a mesma percebe em seu responsável, além de perguntas biossociodemográficas. Empregaram-se estatísticas descritivas e análises de regressão linear simples. Os resultados indicaram que foram priorizados valores sociais tanto por parte das crianças (M=25,86; DP=3,25) quanto aqueles que elas identificaram em seus responsáveis (M=25,99; DP=3,66). Considerando as análises, observou-se que os valores percebidos nos responsáveis se apresentaram como variáveis preditoras dos respectivos valores pessoais (β = 0,58; p≤0,001), centrais (β = 0,48; p≤0,001) e sociais (β = 0,67; p≤0,001) das crianças. Baseado nesses resultados, conclui-se que a maneira como a criança internaliza os valores da cultura na qual está inserida é intimamente relacionada à percepção dos valores transmitidos por seus cuidadores primários.

Palavras-chave:
 Valores humanos, Transmissão de valores, Congruência valorativa, Pais, Filhos


Agência de fomento:
Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES