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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 574-1

Oral (Tema Livre)


574-1

Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad): funcionamento e oferta de serviços.

Autores:
ILANA1, Juliane Borsa1
1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo:
Resumo Geral

Este trabalho apresenta as atividades de ensino realizadas junto ao Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad), e vinculado ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O LAPcriad é um projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica APlab Pessoas & Contextos e que visa atender a comunidade, oferecer aos estudantes a oportunidade de inserção e atuação supervisionada em avaliação psicológica e desenvolver pesquisas clínica na área da avaliação psicológica, atendendo a tríade ensino-pesquisa-extensão. O LAPcriad tem como foco a avaliação de problemas emocionais, cognitivos e comportamentais de crianças de 5 a 16 anos, realizada a partir de testes psicológicos, entrevistas, técnicas gráficas e lúdicas e tarefas ecológicas. Para tanto, utiliza-se como referencial teórico para análise e integração dos dados, a teoria bioecológica do desenvolvimento humano, proposta por Bronfrenbrenner. As avaliações são realizadas por os estudantes de graduação do curso de Psicologia da PUC-Rio e supervisionadas semanalmente. Além das supervisões clínicas, os estudantes participam da Oficina de Técnicas (OfiT), ministrada pelos estudantes de Pós-Graduação e que tem como objetivo o treinamento no manuseio dos principais testes e técnicas utilizados na avaliação psicológica com crianças. Além disso, os estudantes são treinados, por meio de role-playing e feedback assistido, para a realização de entrevistas de triagem, anamnese, lúdica, verbal e devolutiva. São apresentados, ainda, os protocolos de entrevistas e demais instrumentos utilizados tanto para fins de avaliação como para coleta de dados de pesquisa.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, formação, clínica-escola, ensino, crianças e adolescentes


Agência de fomento:
CNPq