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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 574-2

Oral (Tema Livre)


574-2

Enxergando por trás de um possível diagnóstico de TDAH: um relato de caso

Autores:
ILANA1, Juliane Borsa1
1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo:
Resumo Geral

A avaliação psicológica visa descrever, de maneira técnica e científica, os comportamentos dos indivíduos, a partir da compreensão de suas características pessoais e contextuais. Este trabalho objetiva descrever o processo de avaliação psicológica de uma criança com suspeita de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), encaminhado para uma Clínica-Escola de Psicologia. F., 7 anos, sexo masculino, foi conduzido ao serviço por sugestão da escola devido à suspeita de TDAH. Aos 4 anos, após o divórcio dos pais, F. começou a apresentar , agitação, dificuldades de leitura e atenção, e ausência de limites. A partir da demanda, foram propostos os seguintes procedimentos de avaliação: entrevista inicial com pais, entrevistas individuais com genitores, avó materna e psicóloga, entrevista lúdica e verbal com a criança, aplicação de testes padronizados e técnicas gráficas com a criança e visita à escola. Os resultados da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e da Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) descartaram, no presente momento, déficits cognitivos que possam justificar as dificuldades reportadas pelos pais e pela escola. As informações obtidas nas entrevistas com a criança, bem como os resultados das Teste da Casa-Árvore-Pessoa (HTP) e o Desenho da Família indicaram presença de conflitos afetivos e emocionais relacionados à ausência da figura paterna e às constantes discussões entre os genitores, comumente realizadas na presença de F. Tais resultados sugerem que F. apresenta um quadro de ansiedade intensificado pelo ambiente de litígio entre genitores, hostilidade da mãe em relação ao ex-marido e interação reduzida de F. com pai. A hipótese de TDAH não foi confirmada na presente avaliação. As indicações terapêuticas foram psicoterapia individual para a criança e os pais, no intuito de trabalhar demandas pessoais, como as que se referem ao impacto da separação em cada membro da família.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, criança, TDAH


Agência de fomento:
CNPq