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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 584-1

Poster (Painel)


584-1

Construção e validação de um instrumento para medir autoeficácia em concluintes do curso de psicologia

Autores:
Santos, C. A.1, Alves, C. O. C.1, Palma, T. W. A.1, Lima, T. H.1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
Resumo Geral

Uma finalização de curso de graduação compreende um processo perpassado por inúmeras variáveis, sejam elas controláveis ou não controláveis, fundamentais num entendimento acerca do nível de autoeficácia de um estudante. O presente estudo propõe-se, portanto, a avaliar autoeficácia no processo de transição Universidade-Mercado de trabalho em concluintes da graduação em Psicologia, tomando a teoria de Albert Bandura enquanto norteadora para a construção do Instrumento de Avaliação de Autoeficácia Psicológica (IAAP). A autoeficácia compreende a crença de que um indivíduo possui acerca de sua capacidade em realizar com êxito determinada habilidade/atividade. O presente instrumento foi construído baseando-se em três dimensões: Psicológica, Experiência Direta, e por fim, Experiência Vicária, contando com a participação de 95 estudantes de Instituições de Ensino Superior pública e privada, cursando o 8º, 9º e 10º semestre.Os dados foram trabalhados quantitativamente no Excel e no software SPSS. A fim de verificar a dimensionalidade do instrumento, foi realizada a análise fatorial exploratória. Foram realizados também os cálculos de adequação da amostra (KMO) e o teste de esfericidade de Bartletts, com o objetivo de verificar a viabilidade da Análise Fatorial. Foi empregado a rotação Promax, como técnica de rotação oblíqua dos eixos. A partir da análise dos dados, verificou-se, de um modo geral, que os estudantes concluintes de Psicologia (8º ao 10º semestre) apresentam uma baixa autoeficácia. Ao analisar as respostas por dimensões, observou-se que os menores escores dizem respeito às dimensões Experiência Direta e Psicológica, que estão diretamente relacionadas às oportunidades de atuação prática dos estudantes, assim como à percepção do nível de qualidade ou pertinência que estas práticas propiciam.

Palavras-chave:
 autoeficácia, universitários, avaliação psicológica