Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 586-1

Mesa-Redonda


586-1

Proposta de novos instrumentos para avaliação psicológica no trabalho

Autores:
Garcia, J. T.1, Vilela, K. C.1, APARECIDA, C.1
1 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A avaliação psicológica no contexto organizacional e do trabalho pode ser considerada um campo de pesquisa tradicional, pois estudos para a compreensão do comportamento humano e sua interação no mundo laboral já ocorrem e são ancorados por teorias psicológicas tradicionais, como a psicologia social. No entanto, atualmente há demandas emergentes de pesquisas, especificamente de medidas que possibilitem indicadores confiáveis e com evidências de validade para a realidade brasileira. Desta forma, esta mesa apresenta três estudos com foco na construção, processos de adaptação e validação de instrumentos de medida para o contexto do trabalho, com interface com a abordagem epidemiológica e a psicologia positiva. A primeira apresentação, aborda o estudo das forças de caráter e sua relação com a liderança. Já a segunda, discute o construto atitude e sua relevância de avaliação no contexto organizacional. Por fim, a terceira, aborda a temática dos fatores de natureza psicossocial no ambiente laboral. Os trabalhos são frutos de pesquisas de mestrado e doutorado em processo de execução do Programa de Pós-Graduação da Universidade São Francisco da linha de avaliação psicológica no trabalho.

Resumo Apresentador 1

Evidência de validade para a Escala de Forças de Caráter – Relação com Liderança. Juliana Taglhare Garcia. Ana Paula Porto Noronha. As forças de caráter é um construto estudado pela psicologia positiva, definida como a capacidade pré-existente para que uma forma particular de comportamento, pensamento ou sentimento que se apresente de maneira autêntica para o indivíduo e que lhe permita um funcionamento próximo de seu ideal. A literatura pontua que as 24 forças de caráter produzem boas consequências e auxiliam as pessoas a lidarem com as adversidades. Neste estudo o foco será o contexto organizacional a luz da liderança que é vista como facilitadora da excelência das pessoas, fazendo emergir as potencialidades, com uma visão mais humana dos seus liderados. Assim, esta pesquisa tem como objetivo buscar evidências de validade para uma escala de forças de caráter em relação com liderança, contando com uma amostra de 150 líderes. Para tanto, os instrumentos utilizados serão um questionário sociodemográfico, a Escala de Forças de Caráter e a Escala de Avaliação do Estilo Gerencial.

Resumo Apresentador 2

Atitude frente a Liderança. Kamila Costanti Vilela. Claudette Maria Medeiro Vendramini. A atitude é considerada um construto de investigação da psicologia social, é um estado de preparação para a ação, uma forma ou estado de prontidão mental, instigado pela experiência, que pode influir dinamicamente na resposta do indivíduo diante das situações. É dividida em três componentes, a saber, cognitivo, se referindo ao conhecimento, abrange as percepções, informações, conceitos e crenças, o afetivo, está associado às emoções do indivíduo, que pode ser um sentimento pró ou contra ao objeto e o comportamental, que é uma predisposição para reagir ou uma tendência de comportamento. Relacionar atitudes e liderança trata-se de uma temática que deve ser ampliada na literatura, é grande o interesse das organizações em entender sobre fenômenos que envolvem a relação indivíduo e a gestão. No mundo contemporâneo as organizações buscam liderança assertiva para garantir a eficácia dos resultados. Assim, é preciso líderes que desafiem o status que ocupam, criem visões de futuro e sejam capazes de inspirar os seus seguidores. Portanto, conhecer as atitudes de um líder pode auxiliar na compreensão e, provavelmente, na predição das ações do mesmo perante as situações. Nesse contexto, o estudo dos processos cognitivos, afetivos e comportamentais do construto atitude e a liderança tornam-se de grande relevância no âmbito das organizações, pois atitudes negativas ou positivas do líder podem comprometer o desempenho de sua equipe, o que será apresentado e discutido nesta mesa redonda.

Resumo Apresentador 3

Avaliação dos fatores psicossociais no contexto do trabalho. Cassia Aparecida Rodrigues. Fabián Javier Marin Rueda. O mundo do trabalho vem apresentando mudanças nas últimas décadas, acompanhando as modificações globais dos novos domínios econômicos, cenários políticos, tecnológicos e sociais. Neste panorama, nota-se a tendência das organizações para um olhar diferenciado para a promoção da saúde e segurança, considerando não apenas riscos biológicos, físico, químicos e ergonômicos, mas atentando-se a compreensão dos fatores psicossociais inerentes ao ambiente laboral, fatores estes, que interagem e tendem a impactar tanto positiva, quanto negativamente o clima psicossocial da empresa e a saúde física e mental dos trabalhadores. Os profissionais que atuam na área da psicologia organizacional e do trabalho deparam-se com uma nova temática de pesquisa, multifacetada e interdisciplinar, com desafios para a sua avaliação de forma válida e fidedigna. O objetivo desta apresentação será discutir a proposta de avaliação destas variáveis, por meio do Copenhagen Psychosocial Questionnaire – COPSOQ, um questionário que avalia os indicadores de exposição do trabalhador a fatores de risco para a saúde, de natureza psicossocial, assim como, seus efeitos para a saúde, satisfação e estresse. Almeja-se que a partir da discussão propiciada por esta apresentação, não apenas os pesquisadores possam ampliar suas linhas de pesquisa nesta área, mas que os profissionais que atuam diretamente na prática possam fomentar novas estratégias de ação sobre esta temática em seus ambientes laborais.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 atitude, liderança, psicometria, psicologia organizacional, saúde ocupacional


Agência de fomento:
CAPES