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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 590-2

Poster (Painel)


590-2

São os valores preditores de atitudes morais de jovens atletas?

Autores:
PEREIRA, M.1, Rocha, J. N.1, Araújo, G. C.1, Menezes, N. G. B.1, Nunes, I. M. S. 1, Silva, P. G. N.1
1 UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

Os valores humanos são essenciais para predizer e explicar as atitudes e os comportamentos das pessoas em situações do cotidiano. No contexto esportivo, pouco se tem estudado acerca destas variáveis, as quais podem ser fundamentais para entender comportamentos pró-sociais e antissociais no esporte. Neste sentido, o presente estudo objetivou investigar em que medida os valores humanos podem predizer atitudes morais de jovens atletas. Participaram 205 atletas, competidores das mais variadas modalidades esportivas e provenientes de diversos estados brasileiros. Estes tinham idade média de 28,36 anos (DP=12,43) e eram distribuídos igualmente quanto ao sexo. Os atletas responderam por meio de um formulário online, o Attitudes to Moral Decision-making in Youth Sport Questionnaire 2 (AMDYSQ-2) e o Youth Sport Value Questionnaire 2 (YSVQ-2), ambos traduzidos e adaptados para o contexto brasileiro. Os dados foram analisados no software SPSS (versão 22), após a realização de uma análise de correlação r de Pearson, os resultados indicaram associação positiva e significativa entre as atitudes de trapaça e de antidesportivismo com os valores de status (r = 0,30; p < 0,001 e r = 0,34; p < 0,001, respectivamente), e de atitudes de vitória justa com valores morais (r = 0,29; p < 0,001) e de competência (r = 0,21; p < 0,01). Nesta mesma direção, observou-se através de uma análise de Regressão Linear Múltipla, que de modo geral os valores de status e de competência predizem atitudes de trapaça [(R² = 0,13; F (1,203) = 14,995; p < 0,001)] e antidesportivismo [(R² = 0,15; F (1,203) = 18,312; p < 0,001)], enquanto que os valores morais predizem atitudes de vitória justa [(R² = 0,08; F (1,203) = 18,303; p < 0,001)]. Estes resultados corroboram com a literatura da área indicando que os valores que os atletas priorizam podem influenciar atitudes de fair play.

Palavras-chave:
 Valores, Atitudes morais, Atletas, Escalas


Agência de fomento:
Cnpq