Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 593-1

Poster (Painel)


593-1

Funções executivas e dislexia: avaliação neuropsicológica em criança com dificuldade escolar

Autores:
Souza, Jonatas Barbosa1, Trevisan, Bruna Tonietti1,2, Miotto, Eliane Correa1
1 FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo , 2 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo:
Resumo Geral

A Neuropsicologia é uma disciplina decorrente da psicologia e das neurociências, que investiga a relação entre o funcionamento cognitivo, sistema nervoso central e comportamento. No contexto clínico a avaliação neuropsicológica infantil, auxilia no diagnóstico dos transtornos de aprendizagem. A dislexia é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldade na aquisição e uso da leitura e escrita. A literatura aponta comprometimento em alguns aspectos das funções executivas em crianças com o transtorno de aprendizagem. O presente estudo de caso tem por objetivo descrever um procedimento de avaliação neuropsicológica no qual a avaliação das funções executivas demonstrou relevância para o diagnóstico diferencial da dislexia e planejamento de intervenção. Foi avaliada paciente do sexo feminino, de 7 anos de idade, cursando 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de São Paulo, com queixa de dificuldade escolar. Foi realizada entrevista de anamnese com os cuidadores e, posteriormente, foram aplicados testes neuropsicológicos padronizados para a população brasileira e atividades complementares, de modo a abordar cada função cognitiva: inteligência, atenção, memória, funções executivas, linguagem oral, leitura, escrita e aritmética. Também foram investigados sintomas clínicos de desatenção, hiperatividade, depressão e comportamentos adaptativos por meio de escalas de comportamento. A eficiência intelectual esteve preservada, mas com déficits nas seguintes áreas específicas: atenção seletiva, memória de trabalho, funções executivas (controle inibitório e flexibilidade), além de prejuízos graves em habilidades básicas relacionadas à leitura e escrita. Os resultados da paciente foram compatíveis aos critérios para Transtorno Específico de Aprendizagem. De modo mais relevante, os prejuízos em funções executivas estiveram relacionados a queixas relatadas no comportamento relacionado à aprendizagem. Este resultado permitiu compreender os tipos de déficits encontrados e adaptar as intervenções de forma mais efetiva o para desenvolvimento das habilidades acadêmicas prejudicadas.

Palavras-chave:
 Dislexia, Neuropsicologia, Avaliação infantil, Funções executivas