Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 597-1

Mesa-Redonda


597-1

O RORSCHACH NO CONTEXTO FORENSE: ESTUDOS COM OFENSORES DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

Autores:
REICHERT, S.L.1, Silvana Alba Scortegagna2, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro3
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 UPF - Universidade de Passo Fundo, 3 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As demandas de avaliação psicológica provenientes do contexto forense têm crescido de forma significativa em nossa realidade. Dentre os instrumentos de maior reconhecimento internacional, para o uso neste tipo de contexto, encontra-se a técnica de Rorschach. Essa técnica, como todos os demais instrumentos psicológicos, necessita de estudos de validade específicos relacionados aos diferentes grupos, que são foco de interesse na realidade judiciária brasileira. Para atender a esta demanda, reuniu-se nesta mesa-redonda trabalhos com populações específicas que possuem como eixo temático comum a violência intrafamiliar.

Resumo Apresentador 1

A literatura sobre o Rorschach tem apontado inúmeros estudos sobre homens agressores, mas pouco se tem escrito sobre homens autores de violência contra a mulher. O presente estudo visa levantar um perfil dos indicadores que diferenciam este tipo de grupo em relação aos dados normativos apresentados no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). A amostra do grupo caso constituiu-se em 31 homens indiciados por violência conjugal em processos junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e que foram encaminhados pelo juiz para participarem de um Grupo Reflexivo de Gênero. Foi utilizado o teste t para a comparação das médias. Ao todo foram encontradas 70 variáveis com diferenças significativas entre o grupo caso e os dados do grupo normativo. Estes resultados se mostraram dispersos nos diferentes domínios que constituem o teste. No domínio do Engajamento e Processamento Cognitivo os dados se apresentam no sentido de um processamento simplista com baixo nível de recursos (resultados mais baixos em Complexidade, R, Blend, Sy, M e MC, e mais alto em F%), no domínio da Percepção e Problemas de Pensamento há resultados mais elevados em indicadores que confirmam prejuízos para uma adequada leitura da realidade (resultados mais elevados em EII-3, TP-Comp, FQ-, WD-, e resultados mais baixos em FQo e P), no domínio Estresse e Distress há menos sensibilidade ao mundo interno (resultados mais baixos em Y e m), e no domínio do Self e Percepção dos Outros identificou-se dificuldade para a empatia e a percepção adequada do outro (resultados mais baixos em H e MAH). Discute-se a relevância destes indicadores para o contexto forense na caracterização dessa população.

Resumo Apresentador 2

Embora haja consenso entre os autores da inexistência de características universais capazes de esboçar um único perfil de abusadores sexuais, há traços de personalidade que os diferenciam de outros indivíduos. Com base no exposto, buscou-se investigar as características de personalidade de pais incestuosos e verificar a utilidade do Rorschach no Sistema Compreensivo (RSC) nestas avaliações. Participaram 11 homens, entre 30 e 75 anos de idade, encarcerados no interior do estado do Rio Grande do Sul por cometerem abuso sexual incestuoso, que responderam ao RSC em uma sessão de 60 minutos. Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas quando comparados aos dados de referencia nacional. O grupo estudado demonstrou valores significativamente menores em M, FM, CF, (H), X+%, Egoindex, Fr+rF, FD, GHR e maiores em PER e X-%. Estes dados sugerem a existência de severa incapacidade de perceber adequadamente a realidade, de reconhecer as formas convencionais de pensamento (X+% & #8595;, X-% & #8593;), autoestima cronicamente baixa (Egoindex & #8595;, Fr+rF & #8595;), falta de confiança na própria capacidade (PER & #8593;) e indisponibilidade para a autoinspeção (FD & #8595;). Outros indicadores reforçam esses achados, a presença de apreensões fragmentárias do outro (Hd > H), as inabilidades empáticas e afetivas (M & #8595;, CF & #8595;), problemas importantes no relacionamento interpessoal (PHR > GHR), imaturidade e falta de recursos para o funcionamento competente e adaptativo (CDI > 4). Tais características são evidenciadas em pesquisas com abusadores sexuais e costumam ocorrer em distúrbios graves ou em transtornos de caráter. Os resultados auxiliam na compreensão dos aspectos psicopatológicos envolvidos nesse tipo de violência e indicam a relevância do RSC para responder às demandas de avaliação nesse contexto.

Resumo Apresentador 3

Este estudo se propôs a investigar características de personalidade de ofensores sexuais intrafamiliares. Foram utilizados os métodos projetivos do Desenho da Figura Humana e do Método de Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo, para auxiliar na compreensão da personalidade destas pessoas. Participaram do estudo dez condenados, com idade entre 23 e 59 anos de idade, em situação de reclusão (regime fechado) em instituição penal, enquadrados no artigo 213 do Código Penal Brasileiro. Os resultados no Desenho da Figura Humana apontam dificuldade em lidar com impulsos corporais na busca pela satisfação imediata das necessidades, inclusive e, sobretudo, sexuais. E, no Rorschach, Sistema Compreensivo, insuficiência de recursos subjetivos aplicados à percepção de si mesmos e à percepção do outro. Os métodos projetivos se complementam quanto aos resultados. Os ofensores sexuais não se constituem como um grupo homogêneo, e assim, deve-se considerar sua condição ideográfica.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Rorschach, Avaliação psicológica, Técnicas projetivas