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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 604-1

Mesa-Redonda


604-1

Avaliação do desempenho do docente universitário: instrumentos em fase de validação

Autores:
JOENE1, Marcelo H. O. Henklain2, Luma Tiziotto Deffendi1, João dos Santos Carmo1, Verônica Bender Haydu3, Almir Del Prette1, Zilda Aparecida Pereira Del Prette1, Luiza de Medeiros Silva1, Estela Manfrin1, Maria Clara Miceli Gonçalves1, Monaliza Muniz1, Jéssica Elena Valle1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, 2 UFRR - Universidade Federal de Roraima , 3 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Avaliação do desempenho do docente universitário: instrumentos em fase de validação Coordenadora da mesa: Joene Vieira-Santos A crescente preocupação com a responsabilidade social da universidade em proporcionar uma formação voltada para a aquisição de habilidades profissionais e para o desenvolvimento da sociedade tem feito com que o papel do professor do ensino superior seja discutido e ampliado. Mais do que transmitir conteúdos, espera-se que o docente universitário assuma a posição de mediador entre o aluno e o conhecimento, apresentando habilidades e competências que possibilitem que seus alunos desenvolvam as habilidades, competências, conhecimentos e valores necessários para exercer uma dada profissão. Neste contexto, a busca por instrumentos com evidências de validade que avaliem o desempenho do professor em sala de aula e/ou na relação com seus alunos tornam-se recursos importantes tanto para fornecer feedback sobre a atuação docente como para avaliar o efeito de intervenções destinadas a melhorar esta atuação. Nesta mesa redonda serão apresentados três instrumentos em processo de validação que buscam avaliar aspectos deste desempenho: o Teacher Behavior Checklist (TBC), o Inventário de Habilidades Sociais Educativas de Professores Universitários versão aluno (IHSE-PU-Aluno) e o Inventário de Habilidades Sociais de Orientadores (IHSO). Todos estes instrumentos buscam avaliar com que frequência o professor apresenta determinados comportamentos que favorecem a aprendizagem. Enquanto o TBC avalia vários aspectos do desempenho docente, os demais instrumentos referem-se especificamente ao repertório de habilidades sociais apresentado por professores na relação com seus alunos, sendo que o IHSE-PU-Aluno é destinado a relações mais amplas entre professor e alunos e o IHSO a uma relação específica e mais próxima entre docente e discente. Palavras-chave: Professor universitário, desempenho docente, adaptação de instrumentos, validação de instrumentos.

Resumo Apresentador 1

Revisão crítica e adaptação para a cultura brasileira do Teacher Behavior Checklist Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos e Professor da Universidade Federal de Roraima. João dos Santos Carmo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Verônica Bender Haydu, Professora do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento na Universidade Estadual de Londrina. Monaliza Muniz, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Ensinar é o que o professor faz ao dispor as condições necessárias para que os estudantes aprendam. Identificar ações eficazes do professor para promover aprendizagem é fundamental para orientar a formação de docentes e garantir o sucesso do ensino. O Teacher Behavior Checklist (TBC) é um instrumento que atende a esta demanda e cujos 28 itens (qualidades e comportamentos correspondentes) foram criados a partir de estudos sobre professores eficazes. Com o TBC, discentes avaliam seus professores e assim fornecem feedbacks sobre como esses docentes podem melhorar sua atuação. Cada qualidade é avaliada numa escala de cinco pontos que vai de “Nunca apresenta” até “Sempre apresenta”. Esta pesquisa teve por objetivo conduzir uma revisão crítica de estudos que relatam a construção e validação do TBC nos EUA e realizar a adaptação transcultural desse instrumento para a cultura brasileira. A revisão foi desenvolvida pela identificação de trabalhos, de 2002 a 2016, sobre o TBC. Os estudos encontrados apresentaram evidências de validade e de fidedignidade do instrumento nos EUA e avaliações positivas de docentes e discentes sobre a sua utilidade no auxílio à formação de professores. A adaptação, por sua vez, envolveu seis etapas: realização de duas traduções do TBC e elaboração da síntese; avaliação da versão-síntese do TBC por um comitê de juízes; avaliação por um comitê de universitários do TBC modificado após a etapa anterior; estudo-piloto; análise gramatical; tradução reversa da versão adaptada; e avaliação da tradução reversa pelo autor da versão original. O TBC na versão brasileira permaneceu com 28 itens, mas foram realizadas diversas mudanças de termos para caracterizar as qualidades e comportamentos do instrumento original de modo compreensível para universitários brasileiros. A primeira coleta com a versão adaptada foi realizada com 792 universitários de diferentes cursos de uma universidade pública, mas os dados ainda estão em fase de tabulação. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Professor universitário, Teacher Behavior Checklist.

Resumo Apresentador 2

Inventário de Habilidades Sociais Educativas de Professores Universitários – versão aluno (IHSE-PU-Aluno) Joene Vieira-Santos, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Almir Del Prette, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. A relação estabelecida entre professor e aluno tem sido apontada como importante para a qualidade do processo ensino-aprendizagem e a permanência do estudante na universidade. Para estabelecer uma relação satisfatória com o aluno, entre outros aspectos, é importante que o professor possua um repertório adequado de habilidades sociais educativas (HSE), as quais são entendidas como aquelas habilidades sociais que são empregadas de maneira intencional para promover o desenvolvimento e a aprendizagem do outro. O Inventário de Habilidades Sociais Educativas para Professores Universitários (IHSE-PU) é um instrumento de autorrelato em que o docente avalia suas HSE. No entanto, partindo da premissa de que uma avaliação multimodal é considerada mais efetiva no campo das habilidades sociais, o presente estudo descreve o processo de elaboração da versão do IHSE-PU a ser respondida pelos alunos, denominada de Inventário de Habilidades Sociais Educativas de Professores Universitários versão Aluno (IHSE-PU-Aluno). Inicialmente os itens do IHSE-PU foram reescritos por uma especialista na área para que os comportamentos descritos pudessem ser avaliados pela perspectiva do aluno. Em seguida, a adaptação foi analisada pelos autores do IHSE-PU para verificar se os itens estavam compatíveis com a versão respondida pelo professor. O próximo passo foi a análise por juízes, onde três pesquisadores, com experiência em docência universitária e pesquisas sobre habilidades sociais, avaliaram a clareza e adequação dos itens. Com base nas observações dos juízes, os itens foram revistos por um comitê, levando a ajustes em relação à linguagem dos itens. Os itens ajustados foram submetidos à análise semântica com um grupo de quatro estudantes universitários, o que gerou novos ajustes para tornar os itens mais claros para a população à qual se destina. O estudo piloto foi realizado com aproximadamente 100 alunos de diferentes áreas de conhecimento e os dados coletados encontram-se em fase de tabulação. Palavras-chave: Habilidades sociais educativas, professor universitário, adaptação de instrumento.

Resumo Apresentador 3

Validade de conteúdo do Inventário de Habilidades Sociais de Orientadores Luma Tiziotto Deffendi, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Joene Vieira-Santos, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Estela Manfrin, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Jéssica Elena Valle, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Luiza de Medeiros Silva, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos e Professor da Universidade Federal de Roraima. Maria Clara Miceli Gonçalves, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Monaliza Muniz, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. A qualidade da relação orientador-orientando é um aspecto essencial na pós-graduação, pois existe uma associação entre problemas nessa relação e dificuldades (por parte dos orientandos) na execução e conclusão de suas pesquisas. Entre os fatores que afetam esta relação encontram-se as habilidades sociais do orientador; contudo, atualmente não existem instrumentos com evidências de validade que contemplem as nuances desta relação. O presente estudo consiste na elaboração e análise da validade de conteúdo do Inventário de Habilidades Sociais de Orientadores (IHSO), através do qual orientandos irão avaliar as habilidades sociais de seus orientadores. Incialmente, com base na classificação de habilidades sociais apresentadas por Del Prette e Del Prette (1999, 2010/2001, 2008), foram estabelecidas as definições das classes e subclasses que subsidiaram a construção do instrumento. Em seguida, sete pesquisadores, individualmente, elaboraram itens ilustrativos de cada subclasse. Depois, coletivamente, eles avaliaram cada um dos itens elaborados, selecionando aqueles que eram considerados por todos como mais compreensivos e representativos das definições adotadas, resultando em 64 itens. O instrumento foi enviado para três juízes com experiência em elaboração de instrumentos no campo das habilidades sociais. Cada juiz avaliou, para cada item, a subclasse a qual o item se referia, o quanto o item era representativo desta subclasse e se o item era compreensível. Havia, ainda, um espaço para que os juízes propusessem alterações nos itens consideradas necessárias. As análises dos juízes resultaram em seis situações distintas em relação aos itens: alteração de sublinhado para enfatizar a subclasse destacada (1 item), eliminação do item (4), manutenção do item apesar da existência de discordâncias entre os juízes (11), manutenção devido à total concordância entre juízes (34), mudança de subclasse (1) e mudança na redação para melhorar a compreensão (13). A fase seguinte consistirá na aplicação do instrumento junto a orientandos para investigar as propriedades psicométricas do instrumento. Palavras-chave: habilidades sociais, relação orientador-orientando, validade de conteúdo.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 professor universitário, desempenho docente, adaptação de instrumentos, validação de instrumentos