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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 610-2

Poster (Painel)


610-2

Dula Dangerous Driving Index: Evidências Psicométricas Preliminares no Contexto Brasileiro

Autores:
CUNHA, A. M.1, MONTEIRO, R.P.2, MEDEIROS, E. D.2, NASCIMENTO, B. S.2, SOUSA, D.A.2, OLIVEIRA, T. M.2, SOUSA, D.1
1 UNINASSAU-PARNAÍBA - FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU - PARNAÍBA/PI, 2 UFPI-PARNAÍBA/PI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS MINISTRO REIS VELOSO

Resumo:
Resumo Geral

Percebe-se um aumento expressivo no número de acidentes de trânsito, sendo um dos maiores responsáveis por mortes em função de causas externas. Além da consequência extrema de óbito, envolver-se em acidentes de trânsito pode resultar em prejuízos materiais, tendo implicações na saúde física e psicológica dos envolvidos. Logo, é importante conhecer variáveis que possam auxiliar na identificação de um perfil predisposto a envolver-se em acidentes de trânsito. Um dos potenciais preditores é o comportamento perigoso no trânsito. Portanto, o presente estudo objetivou reunir evidências de validade e precisão da Dula Dangerous Driving Index (DDDI). Participaram 360 motoristas (Midade = 29; DP = 9,56; 60,6% mulheres) que responderam a medida objeto de análise e questões demográficas. Realizou-se uma Análise dos Componentes Principais [KMO = 0,87; Teste de Esfericidade de Bartlett (378) = 2783,77], empregando rotação varimax e fixando a extração de três componentes, como aponta a literatura, que apresentaram autovalores de 7,34, 2,02 e 1,54, explicando conjuntamente 38,7% da variância total. O primeiro componente, Cognições/Emoções Negativas ao Dirigir, foi composto por nove itens ( & #945; = 0,81), com saturações entre 0,41 e 0,71. O segundo componente, Direção de Risco, foi formado por 12 itens ( & #945; = 0,80), com saturações entre 0,34 e 0,65. Por fim, o terceiro componente, identificado como Direção Agressiva, foi composto por seis itens ( & #945; = 0,72), com saturações variando de 0,35 a 0,74. Considerando todos os itens, a medida mostrou um coeficiente alfa adequado ( & #945; = 0,89). Finalmente, verificou-se que a pontuação total da DDDI correlacionou-se positivamente com a frequência de envolvimento em acidentes de trânsito (r = 0,18, p < 0,001). Os resultados indicam que a medida apresenta evidências promissoras, cabendo futuramente testa-la a nível confirmatório ou avaliar os parâmetros dos itens por meio da TRI.

Palavras-chave:
 Mensuração, Psicologia do trânsito, Validade