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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 611-2

Oral (Tema Livre)


611-2

ESTRESSE, ANSIEDADE E PERFORMANCE PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO EM BAILARINAS ADULTAS

Autores:
GOULART, I.2, A.M.B.S.1
1 UNISO - Universidade de Sorocaba, 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Resumo Geral

A ansiedade é um estado de alerta com sintomas físicos e psicológicos, e o estresse é uma reação a um evento ameaçador que excede as capacidades do organismo de enfrentar determinada situação. A avaliação desses construtos é importante na Psicologia do Esporte e do Exercício, considerando a influência que exercem no desempenho de atletas e bailarinos. Objetivou-se avaliar o estresse, a ansiedade e a performance antes e depois de intervenções (treinamentos físicos e psicológicos). Participaram 11 bailarinas adultas, com idade entre 18 e 23 anos, que dançam competitivamente a modalidade Jazz. Para isso, foram aplicados os instrumentos: 1) TACE – Teste de Ansiedade de Competição Esportiva; 2) Escala de Percepção de Estresse-10 (EPS-10). Uma banca avaliadora composta por três profissionais da dança avaliou a performance pelos seguintes critérios: qualidade artística, qualidade técnica, tempo musical e adequação ao grupo. Para análise dos dados, foi utilizada estatística não-paramétrica devido ao tamanho da amostra. Antes da intervenção, a performance obteve mediana 77,50 (erro-padrão 3,00), a ansiedade, 30,00 (erro-padrão 0,94) e o estresse, 24,00 (erro-padrão 1,80). Após as intervenções, a performance aumentou (mediana 81,50, erro-padrão 3,00) e a ansiedade (mediana 27,00, erro-padrão 1,62) e o estresse (mediana 20,50, erro-padrão 1,39) diminuíram. O teste Wilcoxon, para avaliar a significância pré e pós intervenção, indicou que houve diferença significativa para a ansiedade (p=0,028) e para a performance (p=0,011), mas não para o estresse. Aplicou-se o teste Kruskal-Wallis a fim de identificar a relação das variáveis estresse e ansiedade com a performance. Porém, não foram encontrados resultados significativos nem em pré, nem em pós-teste. Entende-se que os treinamentos físicos e psicológicos aplicados foram eficazes, pois possibilitaram diminuição de estresse e ansiedade nas bailarinas e contribuíram para aumento da performance. Ressalta-se a relevância da avaliação psicológica para elaboração de programas de intervenção, bem como para testá-los e aprimorá-los.

Palavras-chave:
 bailarinas, estresse, ansiedade, avaliação psicológica