Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 617-1

Poster (Painel)


617-1

Interferências subjetivas nas técnicas vivenciais: um relato de experiência

Autores:
Soares, M. S.2, PEREIRA, I. S.1, Almeida, M. J.2
1 FAT - Faculdade Anísio Teixeira, 2 RLE - Reallizare, 3 RLE - Reallizare

Resumo:
Resumo Geral

A Avaliação Psicológica na seleção de pessoas é um processo constituído de etapas como entrevista, técnicas vivenciais e aplicação de testes psicológicos que tem por finalidade identificar candidatos com características pessoais e habilidades profissionais que melhor se integrarão às exigências do cargo e à cultura da organização. As técnicas vivenciais objetivam analisar competências pessoais e comportamentais do candidato e sua interação grupal. Espera-se do facilitador habilidade e imparcialidade durante o processo seletivo. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência baseado no processo de seleção de pessoas enfatizando tanto a interferência do selecionador quanto dos candidatos nas técnicas vivenciais. Participaram da dinâmica três candidatos concorrentes à vaga de Instrutor de treinamento, a etapa foi constituída por uma dinâmica de quebra-gelo e uma de resolução de problema. Na dinâmica de quebra-gelo o grupo apresentou pouca iniciativa e definiu sua identidade a partir da figura do selecionador, copiando seu comportamento. O selecionador, por sua vez, não se identificou com o grupo, demonstrando pouco entusiasmo para conduzir o processo. Na dinâmica de solução de problemas o grupo elegeu o candidato masculino como líder, dando início a uma nova identidade grupal. Os candidatos deixaram emergir aspectos pessoais e profissionais que resultaram em um conflito velado e o líder “escolhido” conseguiu conciliar as diferenças de opinião e limitar os impactos do conflito iminente, no entanto, o grupo não conseguiu sustentar sua nova identidade, esconder seus conflitos pessoais e solucionar o problema, então o selecionador assumiu a liderança e auxiliou o grupo na conclusão da atividade. Foi percebido a interferência do facilitador no desempenho e identidade do grupo e a interferência do grupo na motivação do selecionador. São importantes mais pesquisas sobre a mútua interferência entre selecionados e selecionador no processo de interação grupal na seleção de pessoas.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Interferências, seleção de pessoas, técnicas vivenciais, relato de experiência