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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 618-2

Poster (Painel)


618-2

EXPECTATIVAS SOBRE A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores:
CARNEIRO, M. D.D.1, SIMONE LEITE2, LARA ROCHA2, NELSON MOTA2, LEONICE COSTA2
1 IESPES - INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR, 2 DALMASS - DALMASS SERVIÇOS EDUCACIONAIS, 3 DALMASS - DALMASS SERVIÇOS EDUCACIONAIS, 4 DALMASS - DALMASS SERVIÇOS EDUCACIONAIS, 5 DALMASS - DALMASS SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Resumo:
Resumo Geral

São inúmeras as expectativas e sentimentos que os formados possuem em relação sua inserção para a vida profissional, embora essas não sejam as únicas preocupações que os cercam nesse período de transição. A partir destes questionamentos, surge o interesse em investigar os sentimentos que norteiam os anseios presentes na vida dos concluintes de psicologia em relação a sua inserção no mercado de trabalho. Especificamente buscou-se, identificar a auto percepção das competências e habilidades necessárias para inserção do psicólogo no mercado de trabalho. Para concretização da pesquisa, utilizou-se um estudo exploratório, onde foi administrado um questionário contendo 10 (dez) itens aos alunos do décimo semestre do curso de psicologia de uma instituição privada de ensino em Santarém no Pará. Como resultado, verificar-se que 88% dos entrevistados afirmam sentir ansiedade, insegurança, e otimismo e 12% dizem apresentar alegria em relação a este novo momento. Quanto auto percepção das competências e habilidades, 30% descreve ser o conhecimento técnico, 27% trabalho em equipe, 26% ser proativo e dinâmico, 13% ter habilidades diferenciadas na formação e 4% não opinou. Constataram-se dois aspectos significativos referentes às expectativas dos acadêmicos, onde apontam como pontos positivos: encontram-se seguros e afirmam que os conhecimentos adquiridos estão condizentes com a prática do psicólogo, sentem aptos para atuar como psicólogos. Outro aspecto suscitado refere-se à percepção sobre o mercado de trabalho, proporcionado receios e desafios, onde ressaltam: o salário baixo para profissão, insegurança, ansiedade que estão associados ao contexto profissional regional. Conclui-se que o estudo pode contribuir para melhor entendimento e compreensão sobre as expectativas e sentimentos dos acadêmicos quanto a sua inserção a vida profissional caracterizando uma possibilidade de planejamento de carreira para o formando.

Palavras-chave:
 Profissão, Expectativas de inserção, Mercado de Trabalho