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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 623-1

Oral (Tema Livre)


623-1

Avaliação psicológica – Possíveis causas da dificuldade na fala de uma criança

Autores:
STELA, M.1
1 MARIA STELA - Cliníca particular

Resumo:
Resumo Geral

Introdução Este trabalho descreve a avaliação psicológica de uma menina de quatro anos de idade. Veio encaminhada pela pediatra para que fossem verificadas as causas prováveis das dificuldades que apresentava na fala. Ao final do processo de avaliação foi possível constatar que suas dificuldades se relacionam muito provavelmente a sua imaturidade no desenvolvimento. Objetivo Identificar através da avaliação psicológica as possíveis causas da dificuldade de comunicação da paciente. Método Utilizou-se primeiramente de uma entrevista de anamnese com a mãe. Observação da hora de jogo diagnóstica. Observação da relação com a mãe. Aplicação do teste de inteligência Escala de Maturidade Mental– Colúmbia e entrevista de devolução dos resultados obtidos para a criança e para a mãe. Resultados Falava de forma ininteligível. No teste de inteligência respondeu as primeiras pranchas, mas logo se negou a continuar. Teve muita dificuldade para se comunicar e se vincular. Só entrava na sala com a presença da mãe e mesmo assim com muita resistência. Não aceitava limites, o que evidenciava baixa tolerância à frustração. A hora do jogo diagnóstica evidenciou aproximação lenta e distante na escolha dos brinquedos, bem como fora do interesse de sua idade. Nas brincadeiras com massinha demonstrou uma fixação na oralidade e falta do simbolismo. Apresentou controle motor e visual. Conclusão Identificou-se uma dificuldade grande de interação, fator que pode estar contribuindo para o atraso na fala e no grafismo. Sua dificuldade de separação da mãe é um fator que compromete, em muito, sua evolução emocional e cognitiva. A qualidade da comunicação está diretamente ligada à forma como se estabelece as relações. E as dificuldades emocionais e vinculares, acabam afetando, no caso de Clara, o desenvolvimento cognitivo e vice-versa

Palavras-chave:
 Avaliação psicológica, Criança, Desenvolvimento