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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 624-1

Poster (Painel)


624-1

Adaptação e validação da escala de influência interpessoal nas compras no contexto brasileiro

Autores:
COUTINHO, R.1, Sibele Dias de Aquino1, Carlos Augusto Diogo 1, Maria Angélica Padilha de Souza1, Samuel Lins2
1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2 U.PORTO - Universidade do Porto

Resumo:
Resumo Geral

O objetivo do estudo foi adaptar a Escala de Influência Interpessoal nas Compras para o contexto brasileiro. Participaram do estudo 1.296 brasileiros (homens = 338; mulheres = 958; M = 35.85 anos; DP = 12.88), de todos os estados, sendo a maioria de São Paulo (n= 307), Rio de Janeiro (n=212) e Minas Gerais (n=139). A coleta de dados foi realizada em ambiente online.A escala é composta por duas dimensões: I - Normativa (9 itens) e II - Informacional (3 itens). A primeira diz respeito à tendência que a pessoa tem de comprar com base nas expectativas dos outros, e a segunda está associada à tendência que os indivíduos têm de procurar informações de outras pessoas para realizar suas compras. Utilizou-se uma escala de resposta do tipo Likert (1=Discordo totalmente; 7=Concordo totalmente). Inicialmente, verificou-se a fatorabilidade da matriz de correlação entre os itens (KMO = .89). Posteriormente, realizou-se uma análise de componentes principais com rotação Oblimin. Os resultados confirmaram a bidimensionalidade da escala (eigenvalue > .1, e alfa de Cronbach = .87 para a dimensão Normativa, e .70 para a dimensão Informacional), explicando 55% da variância. Todos os itens apresentaram cargas fatoriais superiores a .30. Adicionalmente, os resultados indicaram que indivíduos do sexo masculino estão mais suscetíveis à influência interpessoal do que as mulheres, seja ela uma influência normativa (homens = 2.26;mulheres = 1.88), t(1294) = 5.63, p < .001, ou informacional (homens = 3.95;mulheres = 3.70), t(1294) = 2.94, p < .001. Assim, observa-se que homens e mulheres são influenciados pelos outros de forma diferente, quando se trata do processo de compra. Conclui-se também que a escala apresentou propriedades psicométricas satisfatórias, podendo ser utilizada no contexto brasileiro, entretanto ainda são necessárias outras evidências de validade. 

Palavras-chave:
 influência interpessoal, Brasil, escala, evidências de validade