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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 625-1

Poster (Painel)


625-1

A utilização do psicodiagnóstico para um estudo comparativo de duas crianças abrigadas- Relato de caso

Autores:
GUITER F.1, BRASIL G. S.1, Tostes T.1
1 UNIFOR - Universidade Fortaleza

Resumo:
Resumo Geral

Este trabalho tem por finalidade apresentar a discussão de caso clínico suscitada à partir da realização de um psicodiagnóstico, requisito obrigatório para a disciplina de práticas integrativas VI da graduação em psicologia da UNIFOR. Trata-se, portanto, da avaliação de duas crianças abrigadas, sendo uma de 11 anos e outra de 12 para fins de adoção. A psicóloga do abrigo solicitou uma avaliação compreensiva, que considera o sujeito em um aspecto mais global. Aconteceram sete sessões de 50 minutos entre os meses de agosto a novembro de 2016. Foram realizadas: entrevistas iniciais; aplicação de instrumentos como HTP, Desenho de pessoa na chuva, Teste de Apercepção Infantil (CAT-A), Escala de Autoconceito infanto-juvenil (EAC-IJ), R2; PFISTER e entrevista de devolução. Não foram verificados prejuízos cognitivos, em relação aos aspectos da personalidade, a paciente de 11 anos demonstrou dificuldades de ordem emocional e afetiva, pequena flexibilidade para ressignificar sua vida e poucos recursos e controle que garantam estabilidade e adaptação social, apresentou um autoconceito bastante prejudicado nas áreas, social, pessoal, escolar e familiar, podendo gerar uma incapacidade de lidar com suas emoções causando descargas desproporcionais, como uma explosão agressiva, enquanto a paciente de 12 anos apresentou um bom ajustamento em relação ao meio, revelou ser uma pessoa com flexibilidade para ressignificar sua vida e com recursos e controle que garantam estabilidade e adaptação social um autoconceito acima da média nas áreas, social, pessoal, escolar e familiar, o que pode significar que se percebe de bem consigo mesma, acredita ser divertida, tem vontade de ajudar aos outros. A base teórica utilizada para análise do caso foi a fenomenologia. Concluímos que duas pacientes com idades aproximadas, morando na mesma situação de acolhimento, vítimas de negligência e maus tratos, conseguem ressignificar suas vidas de formas opostas.

Palavras-chave:
 psicodiagnóstico compreensivo, crianças abrigadas, negligência