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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 630-2

Mesa-Redonda


630-2

Experiências e práticas em Avaliação Psicológica no contexto de ensino de graduação

Autores:
MORAES, L.1, Morais, Rebeca Carvalho de 4,3, Oliveira, Mércia Capistrano 2, Gomes, Gabriel Vitor Acioly1
1 UECE - Universidade Estadual do Ceará, 2 UNICATÓLICA - Centro Universitário Católica de Quixada, 3 UNINASSAU - Faculdade Maurício de Nassau, 4 FIC - Centro Universitário Estácio do Ceará

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O ensino, a extensão e a pesquisa são reconhecidos como o tripé universitário e as universidades devem obedecer ao principio de indissociabilidade entre estas três modalidades. Neste sentido, pretende-se relatar experiências e refletir sobre algumas práticas formativas envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão. Para discutir o ensino, Rebeca Carvalho de Morais abordará algumas experiências enfrentadas por professores da área de avaliação psicológica, buscando expressar as inquietações sentidas por esses profissionais, bem como pensar algumas estratégias de enfrentamento. Ao discutir sobre as atividades de extensão em Avaliação Psicológica, Mércia Capistrano Oliveira discutirá sobre os desafios para implantar serviços de extensão envolvendo as práticas de Avaliação Psicológica, bem como a relevância do mesmos às redes de saúde e assistência social. Por fim, Lucila Moraes Cardoso e Gabriel Vitor Acioly Gomes pretendem estabelecer um paralelo da conjuntura das pesquisas no Brasil com às experiências de pesquisa no Ceará, que é um estado com uma inserção relativamente recente no âmbito de pesquisas na área.

Resumo Apresentador 1

Conforme a Lei 4.119/62 é função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas para os objetivos de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento. Neste sentido, os testes psicológicos são técnicas de uso privativo dos psicólogos, existindo diversas polêmicas acerca da privatização do uso desses instrumentos. Um dos debates refere-se à formação docente, com destaque para que o ensino seja realizado por profissionais capacitados teórica e empiricamente para tal. Assim, um assunto que merece destaque trata dos procedimentos que devem ser adotados para a aplicação, manejo, uso e empréstimo destes instrumentos aos discentes. Não há diretrizes oficiais do Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre o manejo destes instrumentos para o ensino, o que deve ser considerado com cautela, em especial ao se considerar que no contexto capitalista por vezes a educação é vista como uma mercadoria que deve ser vendida com a melhor margem de lucro possível. Devido ao elevado custo do material e espaço adequado para realização desses procedimentos, diversas instituições de ensino superior disponibilizam espaços improvisados e inadequados, bem como expressam o desejo de uso de materiais xerocados às situações de ensino. Os professores constantemente precisam se posicionar criticamente frente as propostas institucionais buscando respaldo em normativas estabelecidas pelo CFP. No entanto, a falta de regulamentação especifica do CFP sobre o ensino de Avaliação Psicológica repercute para que, na prática, existam diversas propostas de uso e manejo deste material, o que é preocupante haja vista que é na graduação que se encontram as bases éticas para uma futura atuação profissional. Neste sentido, pretende-se apresentar as inquietações sobre o ensino da avaliação psicológica com o intuito de suscitar reflexões acerca dos possíveis procedimentos para uso e manejo adequado destes instrumentos durante o ensino nos cursos de graduação em Psicologia.

Resumo Apresentador 2

Considerando o que dispõe o artigo 207 da Constituição Brasileira sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e buscando favorecer experiências guiadas ao discentes dos cursos de graduação dos conteúdos específicos da área de avaliação psicológica, foi criado o Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica (NEAPSI) no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário Católica de Quixadá-CE. Tal empreitada, realizada no interior do estado do Ceará, vem repleta de desafios e, mesmo, conquista de espaço e aceitação. O objetivo desta discussão é promover uma reflexão sobre os percalços percorridos em sete anos de vivências do núcleo, onde se realiza psicodiagnósticos à clientela da comunidade a partir de demandas espontâneas e dos serviços públicos de saúde e assistência social. Observou-se um envolvimento maior dos estudantes com os princípios técnicos da área, aumento do interesse e da responsabilidade ética nos procedimentos, além de, em consequência natural, o fomento à produção de material teórico. Observou-se, outrossim, junto a comunidade, ao longo deste período, a divulgação, conhecimento e percepção da importância do diagnóstico psicológico para fundamentar intervenções futuras para a clientela demandante, tornando este um serviço de referência na região. O conjunto de resultados evidencia a importância das ações de extensão tanto para formação dos estudantes de Psicologia quanto à comunidade em geral.

Resumo Apresentador 3

A pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área e por isso possui elevada relevância social. As pesquisas na área de Avaliação Psicológica aumentaram significativamente após a resolução CFP 002/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos no Brasil. Ainda assim, nota-se que a concentração dessas pesquisas ainda está centrada no eixo sul- sudeste. Por tanto, pretende-se estabelecer um paralelo da conjuntura das pesquisas no Brasil com às experiências de pesquisa no Ceará, que é um estado com uma inserção relativamente recente no âmbito de pesquisas na área de Avaliação Psicológica. Em dezembro de 2016 foi feita uma consulta parametrizada no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes/CNPq. A busca foi feita com o termo “Avaliação Psicológica” e filtros quanto ao nome do grupo, da linha de pesquisa e palavra-chave. Constataram-se 139 registros grupos de pesquisas, sendo dois do Ceará. O mais antigo registrado em 2010 na Universidade Federal do Ceará (UFC) e o mais recente criado em 2014 na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pretende-se a partir desse levantamento refletir sobre os desafios para consolidação de grupos de pesquisa na área de avaliação Psicológica no Ceará.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Formação do psicólogo, Ensino, Extensão, Pesquisa