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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 637-1

Poster (Painel)


637-1

Cuidar: atendimento infantil multidisciplinar

Autores:
MOITA, C.A.1, Andriely dos Santos Cordeiro1, Maria Carolina da Silva Simplício1, Joyce Kelly Monteiro Carvalho1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Resumo:
Resumo Geral

(Introdução) O Projeto de Extensão "Cuidar: atendimento infantil multidisciplinar" é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria e do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento em parceria com o serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Este possui três planos de ação: 1) levantamento de demandas, para o alcance de um atendimento em grupo destinado às queixas destacadas no prontuário dos pacientes; 2) grupos psicoeducativos destinados aos pacientes em atendimento na psiquiatria infantil; e 3) grupos de apoio destinados aos pais/responsáveis destas crianças. (Método) O levantamento de demandas foi estabelecido através da análise dos prontuários dos pacientes atendidos desde maio/2015 até outubro/2016. Foi construída uma planilha, onde foram descritas informações relativas a cada paciente. Foram realizadas análises descritivas dos dados obtidos, com o auxílio do software IBM SPSS Statistics. As atividades em grupos são realizadas em uma sala de atendimento. O espaço é organizado com diversos brinquedos e materiais de artes, utilizados durante o atendimento. A equipe multidisciplinar é composta por psiquiatra infantil, terapeuta ocupacional, enfermeira, psicólogas e psicopedagogas. São atendidas aproximadamente 40 crianças por semana, além de seus familiares/responsáveis. (Resultado e Discussão) Quanto à análise de demandas, os principais resultados dizem respeito às principais queixas, sendo elas, sintomas de hiperatividade, agressividade e problemas relacionados à aprendizagem. Os encontros em grupos são planejados de acordo com o resultado dessa análise, a realização destes têm sido um terreno fértil para a prática da observação e avaliação dos profissionais que realizam atendimento, dado que através desse ambiente é possível analisar comportamentos que ocorrem especificamente nesse contexto. Com relação ao grupo de pais, este intervém no processo de conscientização, em que os mesmos são instruídos quanto aos direitos e deveres, aumentando a probabilidade de obter resultados mais eficazes na qualidade de vida dos filhos.

Palavras-chave:
 Infância, Hospitalar, Psicologia


Agência de fomento:
PROBEX