Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 638-1

Mesa-Redonda


638-1

Aspectos Contemporâneos do Desenvolvimento de Medidas da Personalidade

Autores:
Laros, J. A.1, Peres, A. J. S.1, Andrade, J. M.2, Palhano, D. B.2, Moraes, R. M.2, Valdivia, G. P.1, Passos, M. F. D.1
1 UNB - Universidade de Brasília, 2 UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Essa mesa-redonda reúne trabalhos que tratam de aspectos que atualmente são importantes pontos de discussão e investigação na área de desenvolvimento de medidas da personalidade. O primeiro ponto diz respeito à questão de qual tipo de escala de resposta adequa-se melhor para a avaliação da personalidade: escalas tipo Likert ou escalas de diferencial semântico. Nesse sentido, o trabalho “Avaliação das Facetas dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade: Construção de um Instrumento de Medida” consiste na comparação de duas versões do mesmo instrumento, uma utilizando Likert e outra diferencial semântico. O segundo ponto está relacionado ao problema do desenvolvimento de escalas reduzidas de personalidade, que apresentam a vantagem de serem de mais fácil aplicação, pois exigem menos tempo e esforço por parte de testandos e pesquisadores. Outra vantagem é a empregabilidade de escalas reduzidas em estudos de validade divergente-convergente. O trabalho “Evidências da validade convergente da Escala Reduzida de Cinco Grandes Fatores de Personalidade” investiga as correlações de uma escala reduzida com outros dois instrumentos. Por fim, o terceiro ponto envolve a exploração da linguagem natural como fonte para obtenção de termos descritores da personalidade, dando ênfase aos pressupostos da abordagem léxica no estudo da personalidade. O trabalho “Buscando termos descritores da personalidade na linguagem natural: um estudo exploratório com o Twitter” emprega técnicas de mineração de textos para obtenção socialmente contextualizada de termos descritores, diferentemente das abordagens tradicionais que partiram da análise dos dicionários. Com isso, espera-se proporcionar o debate acerca dos três pontos mencionados.

Resumo Apresentador 1

Considerando a relevância da avaliação da personalidade, o objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento para a avaliação da personalidade a partir do Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (MCGFP), além de obter evidências de validade de construto do novo instrumento. O MCGFP tem subsidiado a elaboração de instrumentos de avaliação da personalidade por ser considerado um modelo compreensivo de considerável replicabilidade em vários países. Para o desenvolvimento do instrumento, foram realizadas comparações entre dois tipos de escalas de resposta, uma utilizando escala tipo Likert e a outra adotando diferencial semântico. A pesquisa foi realizada em duas etapas, um Estudo Piloto e um Estudo Final, com amostras de conveniência de 247 e 571 participantes, respectivamente. No Estudo Piloto, as versões iniciais dos instrumentos foram submetidas a uma análise semântica com 10 sujeitos do extrato educacional mais baixo da população alvo, e a uma análise de juízes com três especialistas. Essas análises resultaram na exclusão de alguns itens. No Estudo Final, realizou-se a análise fatorial das duas versões e calculou-se o coeficiente Alfa de Cronbach para as facetas e as dimensões encontradas. Considerando que a Escala de Diferencial Semântico apresentou melhores propriedades psicométricas, realizou-se também as análises de seus itens por meio da TRI. Dessa forma, conclui-se que a Escala de Diferencial Semântico apresentou evidências satisfatórias de validade de construto e de precisão.

Resumo Apresentador 2

O objetivo deste trabalho foi obter evidências de validade convergente da Escala Reduzida de Cinco Grandes Fatores de Personalidade (ER5FP) por meio de dois estudos. No Estudo 1, a ER5FP foi aplicada em 554 participantes com média de idade de 30,6 anos (DP=8,6) junto com o Inventário Reduzido dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (IGFP-5R). No Estudo 2, a aplicação ocorreu juntamente com a Social and Emotional (or Noncognitive) Nationwide Assessment (SENNA) em 634 participantes com média de idade de 16,3 anos (DP=1,21). Os três instrumentos visam medir os cinco grandes fatores de personalidade: a ER5FP consiste de 20 itens, o IGFP-5R de 32 itens, e a SENNA de 83 incluindo a escala de Locus de Controle Externo. As correlações entre os cinco fatores dos instrumentos foram obtidas. Para as medidas dos fatores Extroversão e Neuroticismo foram encontradas correlações fortes nos dois estudos (acima de 0,60). Para as medidas de Amabilidade e Conscienciosidade encontrou-se correlações moderadas nos dois estudos (entre 0,43 e 0,56). Já para as medidas de Abertura para Novas Experiências foram encontradas coeficientes de 0,74 (Estudo 1) e 0,51 (Estudo 2). Os valores encontrados de validade convergente dos cinco fatores estão em consonância com os apresentados na literatura internacional.

Resumo Apresentador 3

A abordagem léxica para o estudo da personalidade fundamenta-se na perspectiva de que a maioria das características da personalidade socialmente relevantes e salientes teria sido codificada na linguagem natural, ou seja, que os traços da personalidade poderiam ser retirados dos léxicos dos idiomas. Historicamente, os procedimentos para a construção de instrumentos nessa abordagem envolveram a análise dos dicionários de diferentes línguas para obtenção de termos descritores. Mais recentemente, outras fontes de descritores começaram a ser exploradas, entre elas o conteúdo de redes sociais na internet. Nessa perspectiva, este estudo, de natureza exploratória, objetivou gerar uma lista de termos descritores da personalidade do português brasileiro explorando a linguagem natural a partir da mineração de textos públicos escritos por usuários da rede social online Twitter. Para realizar a busca dos termos, utilizou-se como palavra-chave a expressão “sou”. A busca foi configurada para recuperar postagens feitas em português brasileiro no período de 19 a 25 de março de 2016 por usuários localizados no Brasil. A coleta de dados resultou na recuperação de 6.303 postagens realizadas por 5.493 diferentes usuários. Nessas postagens, foram encontrados 1.454 adjetivos, seis nomes, 10 pronomes e 383 substantivos, potencialmente descritores relevantes para a construção de uma taxonomia brasileira da personalidade. Apresenta-se, como resultado, uma lista dos descritores organizada por classe de palavras que informa as estatísticas descritivas com a frequência com que cada termo foi encontrado, de acordo com os critérios de busca empregados. Os resultados indicaram a viabilidade de buscar termos descritores da personalidade na linguagem natural por meio de técnicas de mineração de dados. Diferentemente de estudos com o dicionário, essa lista teve como fonte um contexto social do uso dos descritores. Espera-se que este trabalho possa orientar estudos subsequentes, auxiliando os pesquisadores nos procedimentos de seleção de itens para compor instrumentos psicométricos.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 escalas reduzidas de personalidade, hipótese léxica, escala de diferencial semântico, linguagem natural