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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 639-1

Poster (Painel)


639-1

ANSIEDADE E IMPULSIVIDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: RELAÇÕES COM HÁBITOS DE VIDA

Autores:
RAMIRA, K.C.1, SOUZA, D. C.1, BARROSO, S. M.1
1 UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: Ansiedade e impulsividade são estados emocionais que interferem em diversos contextos, desde tomada de decisões ao surgimento de patologias. Objetivo: O presente estudo visou verificar o impacto dos níveis de ansiedade e impulsividade nos hábitos de vida de estudantes universitários. Metodologia: Foram avaliados 345 universitários, sendo a maioria do sexo feminino (73,7%), com média de idade de 22,03 anos (DP 3,88). Aplicou-se um questionário de hábitos de vida, o Inventário de Ansiedade de Beck e o Inventário Barrett de Impulsividade. Foram feitas análises descritivas e correlacionais (Spearman). Resultados: Observou-se ansiedade mínima em 28,6% dos estudantes, leve (18,8%), moderada (25%) e grave (27,6%). Dos estudantes, 12,7% eram muito controlados, 59,5% tinham impulsividade normal e 27,8% eram muito impulsivos. Quanto aos hábitos de vida, a maioria dos estudantes fazia entre 3 e 4 refeições nos dias úteis (65,3%) e finais de semana (68%) e avaliavam a alimentação como regular a muito boa (78,7%). Dormiam entre 6 e 7 horas nos dias úteis (61,8%) e 8 horas ou mais nos fins de semana (67,9%). Avaliavam o sono como regular a muito bom 81,6%, mas estavam divididos quanto a acordar descansados (49,8% descansados / 50,2% cansados). A maioria tinha lazer dentro (83,6%) e fora de casa (85%) e não praticava atividade física (55,1%). Houve correlação entre a ansiedade e a avaliação da qualidade da alimentação (rho = - 0,26), qualidade do sono (rho = - 0,19) e não acordar descansado (rho = - 0,21). Houve relação entre a impulsividade e qualidade do sono (rho = - 0,17) e não acordar descansado (rho = - 0,17). Conclusão: Uma parcela importante dos estudantes se mostrou muito impulsiva e ansiosa, indicando necessidade de intervenção em seu estado emocional. Os resultados mostraram vários pontos de interesse para futuras intervenções visando melhoria da saúde emocional dos estudantes universitários.

Palavras-chave:
 ANSIEDADE, IMPULSIVIDADE, HÁBITOS DE VIDA, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS