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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 642-2

Poster (Painel)


642-2

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA HORA DO JOGO DIAGNÓSTICA

Autores:
DE, L.P.1, Ana Claudia de Medeiros1, Taís Radiske1
1 FISMA - Faculdade Integrada de Santa Maria

Resumo:
Resumo Geral

Dentre as técnicas de avaliação psicológica para crianças, tem-se a hora do jogo diagnóstica. Trata-se de um método utilizado na avaliação psicológica com crianças, onde são utilizados brinquedos, selecionados de acordo com o sexo e a faixa etária do avaliando para que sejam coletadas informações sobre suas vivências. Por meio deste estudo, objetivou-se aprimorar o conhecimento referente à temática, investigando seu histórico, fundamentos teóricos e técnicos dentro do processo psicodiagnóstico com crianças. O método utilizado foi o de revisão bibliográfica não sistemática. Foram considerados os artigos e capítulos de livro que respondiam aos objetivos da pesquisa, publicados nos últimos seis anos. Com relação aos resultados, encontrou-se sobre o histórico que há muitos anos o brincar vem sendo estudado para compreender suas implicações na avaliação do funcionamento psicológico infantil. O brinquedo é, então, um meio de comunicação que permite ligar o mundo externo e o interno da criança. Por meio do brincar, ela consegue representar suas experiências de forma indireta, onde os conflitos são ressignificados. Sobre o momento mais indicado para inserção desta técnica no psicodiagnóstico, os autores trazem que é indicado no início do processo, não sendo obrigatoriamente utilizada logo no primeiro contato com o paciente. Com essa técnica, é possível mapear as principais temáticas conflitivas do paciente. Assim, foi possível constatar que a entrevista lúdica é um instrumento de grande importância para o psicólogo. Perceber que o brincar possibilita a comunicação e a simbolização da criança é o ponto fundamental dos aspectos avaliativos da hora do jogo diagnóstica. Observou-se também a importância desta técnica dentro do processo psicodiagnóstico, no qual os autores são unânimes em relatar o quanto se pode observar e extrair conteúdos sobre a criança através do brincar.

Palavras-chave:
 Hora do jogo, Psicodiagnóstico, Criança, Avalição Psicológica