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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 644-1

Poster (Painel)


644-1

Habilidades visuo-motoras na dislexia do desenvolvimento

Autores:
SILVA, P.B.1, LEAL, P.R.1, MARINO, R. L.F.1, SEABRA, A. G.1, MACEDO, E.C.1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo:
Resumo Geral

A dislexia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem caracterizado pelos prejuízos em leitura. Nos transtornos de aprendizagem podem estar presentes os prejuízos no desenvolvimento da motricidade, das sensibilidades, das funções corticais gnósticas e práxicas. Além disso, podem apresentar disfunção nas áreas de coordenação motora, função sensorial integrativa e organização de tarefas complexas. Dentre as hipóteses explicativas, a hipótese cerebelar busca explicar os prejuízos motores na dislexia. O objetivo do trabalho foi comparar o desempenho de 40 crianças disléxicas e 33 crianças controles com média de idade de 10,92 anos (DP= 2,18) em tarefas de preferência lateral, discriminação direita e esquerda e praxia motora. Os testes utilizados foram Inventário de preferência Lateral de Edimburgo, Teste de discriminação direita-esquerda da Bateria de Testes Neuropsicológicos (BTN) e Teste de Figura de Rey. Os resultados de ANOVA mostraram resultados significativos para discriminação direito-esquerda (F(1,5) = 4,852, p = 0,002), mas não foi encontrado diferença entre os grupos em preferência lateral e no desempenho no teste figura de Rey. Em análise ANCOVA comos covariantes nos subtestes WISC-III: dígitos, aritmética, códigos e semelhanças essas diferenças não se mantêm. Com isso, o desempenho menor das crianças disléxicas no teste de discriminação direito-esquerda pode estar relacionado à necessidade de compreensão verbal e demanda de memória operacional verbal requerido no teste aplicado. Com isso, outros testes motores que não dependam de conteúdos verbais necessitam ser aplicados e investigados na dislexia.

Palavras-chave:
 Dislexia, habilidades visuo-motoras, hipótese cerebelar