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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 645-1

Oral (Tema Livre)


645-1

DESEMPENHO DE ALUNOS DE EJA NA ESCALA WECHSLER ABREVIADA DE INTELIGÊNCIA (WASI)

Autores:
FRAGOSO, A.O.1, SEABRA, A.G.1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo:
Resumo Geral

A escolarização pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, porém não é claro se tal contribuição depende da idade em que o sujeito frequentou a escola. Essa pesquisa objetivou analisar o desempenho cognitivo de alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para mapear seus resultados em relação às normas e verificar efeitos de série escolar e idade em que os alunos iniciaram a escolarização. Participaram 89 estudantes, de cinco séries: 24 sujeitos do Módulo 2 (correspondente ao 2º ano do Ensino Fundamental I), 14 do Módulo 3 (3º ano), 8 do Módulo 4 (correspondente ao 4º e 5º anos), 16 do 6º ano e 27 do 7º ano. Tais participantes foram classificados em dois grupos, conforme o período em que iniciaram a frequência à escola: 66 sujeitos que estudaram pelo menos um ano durante a infância, em idade regular (IR) e 23 sujeitos que passaram pela escolarização apenas na idade adulta, em idade tardia (IT). Todos foram avaliados na Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI). Foram analisados os resultados em relação às normas brasileiras, bem como os efeitos de série escolar e de grupo (IR x IT). Os desempenhos foram abaixo da média esperada quando comparados à amostra de padronização (média geral de QI total = 67,0; DP = 8,78). Houve diferença significativa entre os grupos IR e IT apenas no Subteste de Vocabulário, em que o Grupo IR obteve desempenho inferior. Houve efeito significativo de série para Vocabulário, Semelhanças, QI Verbal, de Execução e Total, em que o desempenho aumentou com a progressão escolar. Não houve interação entre série e grupo. Tais resultados sugerem que há uma relação entre as habilidades cognitivas avaliadas e o avanço escolar, porém não se observou relação com a idade do início da escolarização. Estudos longitudinais devem ser conduzidos para esclarecer tais relações.

Palavras-chave:
 Wasi, AEJA, Cognição