Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 646-2

Poster (Painel)


646-2

Nomeação Seriada Rápida e o Desempenho em Provas de Leitura e Escrita

Autores:
MELO, A. M. F.D.1, Minervino, C. A. M2
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 2 UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Resumo:
Resumo Geral

A aquisição da leitura e escrita é um processo necessário e configura um importante pré-requisito para um bom desempenho profissional em uma sociedade letrada. Dentre os recursos necessários para esse processo se pode destacar algumas algumas habilidades cognitivas. Dentre tais habilidades é consensual a importância da consciência fonológica devido a sua capacidade de influenciar o reconhecimento e a nomeação de diversos estímulos em um intervalo de tempo, assim como ocorre na leitura e escrita. O objetivo desse estudo foi analisar a dados referentes a velocidade de processamento e o desempenho em leitura e escrita em crianças na fase de pós-alfabetização. A amostra se constituiu a partir de 3 grupos: disléxicos; normoléxicos e normoléxicos com histórico de repetência escolar. Cada grupo foi composto por 05 participantes, devido à dificuldade em acessar participantes com dislexia. Os instrumentos utilizados foram: teste de nomeação seriada rápida de figuras, números e cores; e o teste de desempenho escolar (TDE). Os resultados obtidos apontam que as crianças com dislexia não apresentaram diferenças significativas no desempenho do teste de nomeação de figuras, números e cores e também do TDE, quando comparadas às crianças normoléxicas. Fato este inesperado pela teoria. Entretanto, o tempo de nomeação seriada rápida se correlacionou negativamente com os acertos nas provas de leitura (t= -0,557, p < 0,05) e com o número de acertos na própria prova de nomeação (t= -0,515, p < 0,05), assim como era esperado. Desta forma, embora parte dos objetivos tenham divergido dos resultados esperados pela teoria, e a amostra não seja suficientemente representativa, muitos questionamentos emergiram trazendo à tona o quão ainda há de se pesquisar sobre tais aspectos, dentre eles, sobre as evidências de validade desses dois instrumentos utilizados.

Palavras-chave:
 Nomeação seriada rápida, leitura, escrita