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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 649-1

Oral (Tema Livre)


649-1

Follow up de psicodiagnósticos em um serviço escola

Autores:
GALLAS, B.1, Denise Balem Yates1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: Psicodiagnóstico é um processo que tem como objetivo investigar características psicológicas. As conclusões embasam indicações terapêuticas, que visam o aumento da qualidade de vida do paciente. Poucos estudos avaliam a compreensão das informações fornecidas na devolutiva do psicodiagnóstico e o momento posterior a este. Objetivo: Avaliar a percepção dos familiares acerca das informações fornecidas no psicodiagnóstico, bem como a busca ou não pelas indicações terapêuticas feitas ao final da avaliação. Método: Entrevistas semiestruturadas com mães de seis pacientes atendidos no Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP) no ano de 2015, cuja queixa inicial era de dificuldade de aprendizagem. A análise dos dados foi feita através de análise temática. Resultados: Os resultados foram divididos por temas, e alguns dos mais frequentes foram, por exemplo, as muitas passagens por serviços de saúde antes e depois do psicodiagnóstico, a participação das famílias na avaliação psicológica e seu entendimento das conclusões desta, entre outros temas. Discussão: Ações de prevenção com foco na família e na escola podem ser muito benéficas. Percebe-se que o sistema de saúde público tem dificuldades em acolher demandas por atendimentos em saúde mental, e isto pode estar relacionado com a concepção de saúde da população. O uso de medicações gerou dúvidas nas mães entrevistadas, o que aponta para uma necessidade de que as famílias tenham maior acesso à informação sobre os fármacos. A clareza nas informações é uma característica essencial do psicodiagnóstico. A participação da família no processo psicodiagnóstico pode auxiliar no entendimento dos resultados, visto que este processo tem um impacto interventivo. A escrita do laudo precisa ser feita com cuidado, tendo em vista a grande circulação do documento, e deve ter uma linguagem acessível ao destinatário e aos responsáveis pelos pacientes.

Palavras-chave:
 Follow up, Psicodiagnóstico, Serviço escola