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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 651-2

Oral (Tema Livre)


651-2

Evidencias de validades de escalas para avaliação de comportamento inadequado com jogos eletrônicos.

Autores:
DA, F.G.1,2, Cardoso A.1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 UNESA - Universidade Estácio de Sá

Resumo:
Resumo Geral

Evidencias de validades de escalas para avaliação de comportamento inadequado com jogos eletrônicos. Fernanda Gonçalves da Silva Adriana Cardoso Muito ainda há para se estudar sobre o uso inadequado de videogames para compreender os indivíduos que apresentam um intenso envolvimento com esse tipo de jogo a ponto de gerar um prejuízo significativo. Embora ainda não haja um consenso entre os pesquisadores sobre os critérios diagnósticos a respeito da compulsão por jogos eletrônicos, atualmente considera-se a hipótese de que o uso abusivo pode tornar-se psicologicamente, socialmente e / ou fisicamente deletério apontando a necessidade da construção ou adaptação de instrumentos que permitam investigar esse constructo que se diferencia de compulsão por jogos que normalmente apresentam como impacto significativo a perda financeiro e a compulsão pela internet ou redes sociais especificamente. O objetivo desta comunicação é apresentar as etapas do processo de adaptação transcultural e validação da escala Game Addiction Scale (GAS) e Problematic Game Online Questionarie. Os dois instrumentos foram submetidos ao processo de adaptação transcultural composto por quatro etapas: tradução, retro tradução, análise dos itens e aplicação experimental sendo na última etapa considerado como de fácil compreensão. No processo de validação, a amostra foi composta de 227 participantes, do estado do rio de janeiro, com escolaridades entre fundamental incompleto a ensino superior incompleto e todos maiores de 18 anos. Foi realizada a análise fatorial exploratória e para compreensão da distribuição dos itens. O alfa de Cronbach encontrado foi 0,92 na vídeo games addiction scale e 0,90 na videogames addiction test revelando um bom instrumento de mensuração do referido comportamento na ´população Brasileira. Instrumentos desta natureza poderão contribuir para investigações clinicas cujo objetivo seja diagnosticar o jogo compulsivo bem como seu impacto no cotidiano do paciente.

Palavras-chave:
 adaptação transcultural, validação, jogos eletrônicos