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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 652-1

Mesa-Redonda


652-1

Avaliação e Intervenção na Escola: Novas contribuições da Psicologia Positiva

Autores:
HOFHEINZ, C.1, Luciana Karine de Souza1,3, Gabriel Rodrigues1, Inajá Tavares1, Claudio Hutz1, Claudia Bandeira2, Daniela D'Incão Marrone1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 UNILASALLE - Centro Universitario La Salle, 3 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Avaliação e Intervenção na Escola: Novas contribuições da Psicologia Positiva Claudia Hofheinz Giacomoni - UFRGS Luciana Karine de Souza, Gabriel dos Reis Rodrigues, Inajá Tavares & Claudio Simon Hutz - UFRGS Claudia de Moraes Bandeira - UNILASALLE Daniela D'Incão Marrone - UFRGS As contribuições da Psicologia para o ambiente escolar são muitas, com especial ênfase para avaliação de crianças, promoção de intervenções que promovam o desenvolvimento e auxiliem o clima escolar. Por outro lado, uma nova perspectiva teórica e pratica vem trazendo novas contribuições também para o ambiente escolar: a Psicologia Positiva Educacional. A Psicologia Positiva possui uma frente de trabalho muito importante que é a educação Positiva. A presente mesa-redonda apresenta contribuições da Psicologia Positiva na Escola, explora a área da Educação Positiva e suas intervenções, configura o desenvolvimento positivo com ênfase na identificação das forças e competências das crianças e adolescentes. Além disso, explora os construtos: motivação acadêmica, auto-estima contingente e determinação. Resultados atuais de estudos são apresentados, assim como, modelos de avaliação e intervenção.

Resumo Apresentador 1

A Psicologia Positiva na Escola: Avaliação e Intervenção Luciana Karine de Souza, Gabriel dos Reis Rodrigues, Inajá Tavares & Claudio Simon Hutz - Laboratório de Mensuração e Psicologia Positiva, UFRGS A Psicologia Positiva (PP), no Brasil, tem gerado contribuições práticas de destaque, por exemplo, no campo da psicologia organizacional. No contexto educacional, no entanto, a inserção é ainda modesta. Fora do Brasil, tem-se argumentado por uma Educação Positiva (positive education) (EP) em escassos trabalhos publicados em artigos e livros nos últimos anos. Sendo um campo de aplicação novo, embora raros os estudos apontam para direções científicas e práticas relevantes ao contexto brasileiro. Esse estudo objetiva sintetizar os resultados dessas ações, analisando o estado da literatura sobre EP nas escolas. Sem se fixar especificamente no termo EP, são apresentadas e discutidas propostas de intervenção em escolas com base na PP. Busca-se compreender como os conceitos da PP são articulados e de que forma são aplicados para a promoção de uma EP nas escolas.

Resumo Apresentador 2

A Psicologia Positiva na Escola Claudia de Moraes Bandeira - UNILASALLE A escola é o local ideal para iniciativas que buscam melhorar a felicidade e o bem-estar de crianças e adolescentes. Apesar da imensa capacidade em aprimorar o desenvolvimento e estimular bem-estar e a felicidade, ainda são poucas as iniciativas de trabalhos que visam uma educação positiva e integral, principalmente no Brasil. A ênfase na identificação das forças e competências das crianças e adolescentes é o foco do trabalho baseado nos princípios do desenvolvimento positivo. O desenvolvimento positivo infantil consiste em uma nova proposta que busca promover de forma proativa o desenvolvimento saudável das crianças, em vez de apenas tentar protegê-las dos riscos e desafios de forma reativa. Os jovens são vistos como recursos a serem desenvolvidos e não apenas desafios a serem treinados ou orientados. Os trabalhos que buscam a prevenção de problemas psicológicos devem ter como base o entendimento de como é possível nutrir e desenvolver virtudes na infância. A coragem, o otimismo, as habilidades interpessoais, a fé, o trabalho ético, a honestidade, a perseverança e a esperança são alguns exemplos. A ênfase nos aspectos positivos aponta para a necessidade de uma reformulação no ensino, de maneira que o currículo possa comportar uma educação mais integral, onde o aluno possa ver visto como um ser intelectual, social e emocional. A educação positiva pode ser entendida como a utilização dos preceitos científicos da Psicologia Positiva nas escolas. Uma educação que possibilita a cultura escolar baseada no cuidado, na confiança e no crescimento pessoal. O papel da Psicologia Positiva nas escolas é encorajar os múltiplos talentos e as forças dos estudantes. A educação positiva ensina a construir resiliência, maximizar as forças pessoais e sistematicamente construir os pilares para uma vida próspera através de emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, significado e realização.

Resumo Apresentador 3

Motivação Acadêmica, Autoestima e suas Contingências Daniela D’Incão Marrone - UFRGS A motivação acadêmica pode ser relacionada a diversos construtos, entre eles, a autoestima. Esta seguidamente é analisada em termos de nível do traço, sendo considerada apenas como alta ou baixa. Baseados nos preceitos de James (1910), Crocker e Wolfe (2001) desenvolveram um modelo de autoestima contingente, ou seja, diferentes níveis de autoestima para diferentes áreas e situações, dentre elas a motivação para o estudo. A avaliação da autoestima contingente pode ser uma boa ferramenta, já que avalia o peso das contingências na escolha dos indivíduos. Logo, quanto maior o interesse do estudante pelo for baseado predominantemente em contingências externas (ex: remuneração), menor a motivação acadêmica.

Resumo Apresentador 4

Determinação: Desempenho escolar é predito pela persistência de esforços? Cláudia Hofheinz Giacomoni - Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva - UFRGS A Psicologia Positiva vem trazendo novas contribuições também para o ambiente escolar. Angela Duckworth, a fim de estudar as discrepâncias no desempenho escolar de crianças, que era apenas moderadamente predito por meio de testes de inteligência, desenvolveu um modelo teórico e de avaliação do esforço e a capacidade de autocontrole. O construto determinação (Grit) se subdivide em dois fatores, (1) consistência de objetivos e (2) persistência de esforços. O objetivo deste trabalho é explorar o conceito de determinação, seu modelo teórico e de avaliação e mensuração. A determinação é uma característica de relevância para a compreensão da realização de objetivos difíceis e de longo prazo, bem como da resiliência e resistência frente a situações estressantes ou difíceis. Apresenta-se como importante fator para a predição de desempenho escolar ao permitir uma estimativa dos esforços dedicados à atividade proposta. Estudos atuais brasileiros são apresentados.

Palavras-chave:
 Psicologia Positiva, Educação Positiva, Motivação Acadêmica, Auto-estima, Determinação