Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 654-1

Poster (Painel)


654-1

Avaliação e intervenção psicomotora a partir da Bateria Psicomotora de Fonseca

Autores:
SILVA, K. J.D.1, Charlissom1
1 FAMA - Faculdade da Amazônia

Resumo:
Resumo Geral

A psicomotricidade mostra sua relevância na educação especial infantil por estudar o ser humano através dos seus movimentos corporais e, através desses, avaliar e intervir no desenvolvimento cognitivo, afetivo e orgânico. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento psicomotor de crianças portadoras de necessidades especiais e pesquisar possibilidades de intervenção com esse público. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, através da aplicação da Bateria Psicomotora (BPM) de Fonseca (1995), em que se avaliou tonicidade, equilíbrio, lateralidade, estruturação espaço-temporal, noção de corpo e praxia (global e fina). O estudo foi realizado no primeiro semestre do ano de 2016, nas dependências da Clínica Escola de uma instituição de ensino localizada no interior do estado de Rondônia, por estagiárias do 5º período de psicologia oriundas dessa mesma instituição. O público escolhido era composto por alunos na faixa etária de 3 a 5 anos, participantes de um projeto de atendimento educacional especializado. Os resultados da avaliação psicomotora permitiram uma primeira classificação de casa criança em relação à categoria específica na qual ela poderia se enquadrar, como: autismo, deficiência intelectual, baixa visão e síndrome de Down. De acordo com esse diagnóstico, foi possível auxiliar os professores na elaboração de novos métodos para favorecer o aprendizado das crianças em questão. A Bateria Psicomotora de Fonseca (1995), além de analisar as dificuldades e habilidades, auxilia na construção da aprendizagem de forma específica, facilitando o atendimento das necessidades decorrentes do funcionamento específico de cada sujeito.

Palavras-chave:
 Bateria psicomotora, Desenvolvimento Psicomotor, Psicomotricidade