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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 656-1

Mesa-Redonda


656-1

O Teste de Bender: atualização e utilização

Autores:
BOCCATO, I.C.1, Esteves. C.2,1, Rosa, H. R.1, Schoen, T. H.3
1 IPUSP - Instituto de Psicologia da USP, 2 VETOR - Vetor Editora, 3 UNIFESP - Departamento de Pediatria, Universidade Federal de São Paulo

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Teste de Bender: atualização e utilização. Irai Cristina Boccato Alves - IPUSP - Instituto de Psicologia da USP , Cristiano Esteves - IPUSP - Instituto de Psicologia da USP , Vetor Editora , Helena Rinaldi Rosa - IPUSP - Instituto de Psicologia da USP , Teresa Helena Schoen - UNIFESP - Departamento de Pediatria, Universidade Federal de São Paulo O Teste Bender Gestáltico Visomotor é um teste psicológico de cópia de figuras proposto por Lauretta Bender que se destina a avaliar em crianças a maturidade percepto-motora ou organização visomotora, diagnósticos de lesões cerebrais e perturbações emocionais, podendo também ser utilizado como uma técnica projetiva e, em adultos, pode ser usado como uma técnica projetiva e para a identificação de indicadores psicopatológicos e neuropsicológicos. Um dos sistemas avaliação mais conhecidos e utilizados no Brasil é o Koppitz, que recentemente teve uma revisão denominada Koppitz-2. Este último sistema acrescentou sete novos desenhos e aumentou a faixa etária de utilização para 5 a 85 anos. Os três primeiros trabalhos vão apresentar a descrição do sistema Koppitz-2. Duas pesquisas se relacionam à validação do Bender Koppitz-2, uma delas, comparando as duas formas do Sistema Koppitz e a outra comparou com o Teste da Figura Complexa de Rey. O último trabalho vai apresentar a utilização do Sistema de Pontual Gradual (SPG) do Bender para avaliação de adolescentes do sexo masculino em relação ao efeito das mudanças da puberdade sobre a organização visomotora.

Resumo Apresentador 1

Comparação entre o Teste Bender Koppitz-2 e a sua forma original Bender Koppitz Irai Cristina Boccato Alves LITEP – Instituto de Psicologia da USP O Teste de Bender foi criado por Lauretta Bender e é composto por 9 figuras para serem copiadas, mas a autora não desenvolveu um sistema de avaliação quantitativo. Vários autores propuseram diferentes sistemas de avaliação para este teste, um dos mais conhecidos e usados internacionalmente é o proposto por Koppitz, com o objetivo de avaliar a maturidade da organização perceptivo-motora infantil. Reynolds (2007) realizou uma ampla revisão do sistema de avaliação de Koppitz (1963/1989), a partir do sistema de avaliação desta autora e da revisão nos estímulos do teste formulada por Brannigan e Decker (2003) A principal diferença desse novo sistema, que ele denominou de Koppitz-2, é que ele aumentou o número de cartões para 16, dividido em dois conjuntos que são aplicados para faixas etárias diferentes. Ele elaborou um sistema de pontuação para avaliar o desenvolvimento na reprodução dos desenhos e que abrange a faixa etária entre 5 e 85 anos. A principal diferença do novo sistema, que ele denominou de (Koppitz-2) é que vai usar como estímulos os 16 desenhos propostos por Brannigan e Decker, separados em dois conjuntos de desenhos que são aplicados para faixas etárias diferentes. O primeiro é usado para a faixa de 5 e 7 anos, no qual foram incluídos quatro desenhos mais fáceis, além dos nove cartões originais de Bender, com 34 itens, e outro, para pessoas com 8 anos ou mais, com três cartões mais difíceis para serem aplicados depois dos cartões originais, com 45 itens. Outra proposta do autor refere-se à alteração da definição sobre o construto avaliado, que ele chamou de integração visomotora, descrita como a capacidade de relacionar estímulos visuais a respostas motoras de forma precisa e apropriada, o que envolve uma grande quantidade de comportamentos visuais e motores existentes em todos os níveis do funcionamento cognitivo.

Resumo Apresentador 2

Validade do Teste Bender Koppitz-2 em relação às Figuras Complexas de Rey Cristiano Esteves Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Vetor Editora Irai Cristina Boccato Alves LITEP - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo O Koppitz-2 é um novo sistema de avaliação proposto por Reynolds para o teste de Bender II desenvolvido por Brannigan e Decker que elaboraram sete novas figuras para serem aplicadas junto às nove originais de Bender, sendo quatro mais fáceis para crianças mais novas e três mais difíceis para os mais velhos. Este sistema avalia a integração visomotora e pode ser aplicado entre 5 e 85 anos. Para as crianças é utilizado nas áreas clínica e neuropsicológica para avaliar a maturidade visomotora, lesões cerebrais, perturbações emocionais e como uma técnica projetiva. A tarefa consiste em copiar ou reproduzir de memória as figuras apresentadas de acordo com a idade. Esta pesquisa investigou a validade do Koppitz-2 por meio do Teste das Figuras Complexas de Rey, que avalia a percepção visual e a memória imediata, em que deve ser copiada uma figura complexa e depois reproduzida de memória. A Figura A deve ser utilizada a partir dos 5 anos e a Figura B, dos 4 aos 7 anos. Foram estudadas 100 crianças divididas em dois grupos: 6 e 7 anos e 10 e 11 anos (M=8,62 anos; DP=1,98), sendo que 52% eram meninas. Os testes foram aplicados individualmente no mesmo dia, sendo que uma parte do grupo fez primeiro o Rey e os demais o Bender. Os protocolos foram avaliados e os totais de pontos correlacionados para verificar a relação entre os dois testes. As análises foram conduzidas por sexo e idade, já que a avaliação é diferente em função desta última. Os resultados mostraram correlações superiores a 0,596 para os mais novos e 0,637 para os mais velhos. Concluiu-se que os resultados indicaram evidência de validade para o Bender Koppitz-2, permitindo afirmar que existe uma relação adequada entre os dois teste, confirmando que avaliam a percepção visual e a integração visomotora.

Resumo Apresentador 3

Teste Bender Koppitz-2: um estudo de validade com crianças da cidade de São Paulo Cristiano Esteves Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Vetor Editora Irai Cristina Boccato Alves LITEP - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Helena Rinaldi Rosa LITEP - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo O Bender é um teste psicológico elaborado por Lauretta Bender para avaliação psicológica infantil. Um dos sistemas de aplicação e avaliação disponíveis na literatura científica é o de Koppitz, que é um dos mais conhecidos e utilizados no Brasil. A tarefa consiste em copiar alguns desenhos e sua avaliação leva em conta a forma e a precisão da realização dos desenhos, sendo atribuídos pontos aos erros. Em 2007 Reynolds propôs um novo sistema, o Koppitz-2 para avaliar a capacidade de integração visomotora, em que foram acrescentados sete desenhos além dos nove originais (sendo quatro mais fáceis e três mais difíceis) e a faixa de utilização foi ampliada para 5 a 85 anos. A avaliação atribui pontos para a qualidade das cópias e não aos erros. O objetivo deste trabalho foi investigar a validade pela comparação dos dois sistemas de avaliação, o original e o Koppitz-2. A amostra foi composta por 300 crianças, com idades entre 6 e 12 anos (M=9,04; DP=1,84), sendo 50,3% do sexo feminino. A aplicação foi individual e a avaliação pelos dois sistemas, sendo que no Koppitz-2 as avaliações foram feitas separadamente para as crianças de 6 e 7 anos e de 8 a 12 anos, pois os itens e os critérios de avaliação são diferentes nessas duas faixas etárias. Os resultados mostraram correlações superiores a -0,441 para todos os desenhos e -0,431 somente para as nove figuras comuns. Em função da idade e do sexo os resultados foram superiores a -0,471 para o grupo de 6 e 7 anos e -0,557 para os de 8 a 12 anos. As correlações foram negativas, uma vez que em um dos sistemas se pontuam os erros e no outro os acertos na reprodução dos desenhos. Os resultados indicaram uma evidência de validade para o sistema Koppitz-2.

Resumo Apresentador 4

Bender na adolescência: relação entre a maturidade sexual e o desenvolvimento visomotor Teresa Helena Schoen Departamento de Pediatria, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP A habilidade visomotora é fundamental para o desenvolvimento humano e é um importante componente da avaliação psicológica. Na adolescência, as mudanças relacionadas à puberdade geram desenvolvimento antropométrico não linear resultando em leve e temporária descoordenação. Estudos anteriores indicaram que ainda existe a possibilidade de modificações da habilidade visomotra. O objetivo deste trabalho foi verificar o desenvolvimento visomotor, por meio da correlação entre o os resultados do teste de Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e a maturidade sexual em adolescentes, com base nos estágios de Tanner. Participaram do estudo 134 adolescentes de 10 a 15 anos, de ambos os sexos, que passaram por consulta médica de rotina. Foram utilizados o Teste Gestáltico Visomotor de Bender, as Matrizes Progressivas-Escala Geral e dados do prontuário médico. Os instrumentos foram aplicados individualmente e informações sobre a maturidade sexual foram coletadas dos prontuários médicos. Os resultados do B-GSS foram afetados por mudanças decorrentes da puberdade no sexo masculino, e não da idade, indicando uma queda significativa na pontuação no estágio G5 (p = 0,007) e pós-estirão em meninos (p = 0,010). O fator g de inteligência segundo o teste Raven, escolaridade, repetência escolar e problemas de desenvolvimento interferiram significativamente no desempenho visomotor. O B-SPG foi sensível na detecção de mudanças visomotoras durante a puberdade, o que mostra que estudos são necessários em idades mais avançadas do que as da padronização de teste.

Palavras-chave:
 Teste de Bender, Teste Gestáltico de Bender para Crianças, Bender Koppitz-2, organização percepto-motora, integração visomotora