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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 659-1

Poster (Painel)


659-1

NÍVEL SOCIOECONÔMICO FAMILIAR E FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES

Autores:
COSTA, E. O.1, SCHIAVONI, F.1, LEÓN, C. B. R.1, Zauza, G.2, MECCA, T. P.2, DIAS, N. M.2, SEABRA, A. G. 1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Resumo:
Resumo Geral

Estudos recentes apontam que o nível socioeconômico familiar (NSF) tem impacto no desenvolvimento das funções executivas (FE). FE são um conjunto de habilidades top-down que permitem ao indivíduo o gerenciamento de pensamentos, ações e emoções. Crianças com melhores FE tendem a ter melhores índices de sucesso acadêmico, profissional e saúde mental ao longo da vida. Esse estudo investigou associações entre NSF e FE, em especial controle inibitório (CI). Participaram 169 crianças, idade média de 5 anos, do último ano de Educação Infantil de uma escola pública de São Paulo. Para a avaliação de NSF foi utilizada a versão simplificada do Questionário de Critério de Classificação Econômica Brasil preenchida pelos pais, sendo computadas as medidas de quantidades de itens em casa (banheiros, empregados domésticos, automóveis, microcomputador, lava-louças, geladeira, freezer, lava-roupas, DVD, micro-ondas, motocicletas, secadoras de roupa), acesso a serviços públicos (água encanada, rua pavimentada) e grau de instrução do chefe de família. Para avaliar FE foi usado o Teste de Stroop Semântico (TSS), que enfoca especialmente CI e atenção seletiva. Nele são apresentados dois pares de figuras (sol/lua e menino/menina), sendo a tarefa do examinando inicialmente nomear as figuras e, posteriormente, inibir a nomeação automática e dizer o nome da outra figura do par. Análises de correlação de Pearson entre o NSF e o TSS revelaram poucos resultados significativos, todos de baixa magnitude, a saber: correlações positivas entre quantidade de automóveis e acertos na parte A, e DVD e acertos nas partes A e B; correlações negativas entre quantidade de automóveis e tempos de reação na parte B e na interferência; escore total na ABEP e tempo de reação nas partes A e B. Tais resultados sugerem que, nessa amostra, o CI apresentou pouca relação com NSF. Sugere-se que estudos com mais escolas e maior diversidade de NSF sejam conduzidos.

Palavras-chave:
 avaliação, função executiva, condições socioeconômicas, comportamento, classe social


Agência de fomento:
CNPq e Capes