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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 661-1

Oral (Tema Livre)


661-1

PSICOLOGIA DEVE SER CIÊNCIA? ATITUDE DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES EM RELAÇÃO À CIÊNCIA NA PSICOLOGIA

Autores:
BIENEMANN, B.1, DAMÁSIO, B. F.2
1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Resumo Geral

INTRODUÇÃO: O método científico é indispensável para a construção de uma Psicologia baseada em evidências e de funcionamento comprovado. Entretanto, a história da Psicologia é marcada por uma crise de cientificidade. Em muitos domínios da área ainda há indiferença e até antipatia relacionada à prática científica, e a influência de correntes filosóficas ontologicamente pós-modernistas acaba funcionando como uma anticiência no ambiente acadêmico. OBJETIVOS: O presente estudo teve o objetivo de (i) construir e apresentar evidências de validade de uma Escala de Atitude em Relação à Ciência na Psicologia (EARC-P), e (ii) verificar relações entre os escores de atitude em relação à ciência na Psicologia (ARCP) com indicadores individuais e contextuais. MÉTODO: O estudo contou com uma amostra de 611 participantes. Após a etapa de construção da EARC-P, realizou-se a técnica da modelagem por equações estruturais e Análises Fatoriais Exploratórias e Confirmatórias com diferentes partes da amostra para se verificar a estrutura fatorial mais adequada da escala. Para verificar a associação dos escores com variáveis, foram realizadas correlações de Pearson, testes t de Student e análise de variância (ANOVA) utilizando procedimentos de re-amostragem. RESULTADOS: A EARC-P ficou composta por 41 itens divididos em uma estrutura de dois fatores: Iniciativa Pessoal e Crenças e Afetos, com adequados índices de ajuste. Homens apresentaram ARCP mais favorável do que mulheres, alunos de instituições privadas apresentaram ARCP mais favorável do que os de instituições públicas, pessoas que trabalham tiveram ARCP mais favorável do que as que não trabalham e entre os estados do Sul e Sudeste, o Rio de Janeiro teve os menores índices de ARCP em ambos os fatores. CONCLUSÃO: Evidências iniciais sugerem adequação da EARC-P para uso no contexto brasileiro. Além disso, os resultados deste estudo promovem apontamentos preliminares sobre as variáveis envolvidas na dificuldade de se construir uma Psicologia científica no Brasil.

Palavras-chave:
 Atitude em relação à ciência, Evidências de validade, Psicologia científica, Psicometria